Soprano russa lança álbum de clássicos

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

“Verismo” mostra o amadurecimento vocal de Anna Netrebko

Foto: Divulgação

A soprano russa Anna Netrebko lançou mais um álbum mostrando sua incrível voz e capacidade de interpretação. Netrebko é a principal cantora lírica dos tempos atuais, tendo se apresentado em grandes concertos, interpretando e cantando papéis importantes e exigentes do repertório clássico.

O álbum se chama “Verismo”, nome do movimento da música clássica do começo dos anos 1900 influenciado pela corrente literária de mesmo nome. A palavra em italiano pode ser traduzida como “realismo” e traduz o esforço de compositores e escritores em retratar a realidade do povo italiano. No entanto, o movimento se popularizou exacerbando as vivências de paixões, reflexo da sua origem no romantismo, produzindo árias intensas e cheias de sentimento.

A soprano não deixa a desejar em suas interpretações. Anna, que já cantou em locais como Metropolitan Opera e London’s Royal Opera House, transborda paixão, dor ou tristeza em cada nota, trazendo clássicos como “La Mamma Morta”, da peça Andrea Chénier, composta por Giordano. Netrebko quase consegue superar a grande diva atemporal Maria Callas e por pouco não consegue uma interpretação mais visceral dessa ária. Na letra, a nobre Maddalena di Coigny canta como sua mãe morreu durante os tumultos da Revolução Francesa para protegê-la. Em um redemoinho de tristeza e terrível doença, Maddalena escuta “a voz do amor” convencendo-a a se manter viva.

Outro destaque é para o compositor Puccini, que integra metade das faixas do álbum. Não seria por menos. Giacomo Puccini é o maior nome do movimento Verismo. Clássicos como “In questa reggia”, da ópera Turandot, mostram o cada vez mais emocionante amadurecimento da voz de Anna Netrebko.