Subindo degrau por degrau

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Atriz comemora a resposta positiva do público às estripulias de Cassandra

Foto: Sergio Zallis/TV Globo/Divulgação

Juliana Paiva sempre pensou a carreira de atriz de forma muito racional. “A fama a qualquer preço nunca foi um objetivo para mim. Meu esforço é direcionado para construir uma carreira diversa e que me possibilite sempre novas experiências”, explica, exibindo maturidade que contrasta com seus 22 anos. Mesmo adotando uma postura mais criteriosa em relação ao trabalho, foi bem fácil buscar inspiração para viver a divertida Cassandra de “Totalmente Demais”. Na novela de Rosane Svartman e Paulo Halm, a personagem retrata de forma bem-humorada as milhares de garotas que sonham com a carreira artística e não medem esforços para chegar a esse objetivo. Mesmo que isso signifique inventar relações amorosas ou “passar a perna” nas adversárias. “Já fiz muitos testes nessa vida e sempre tem algumas pessoas que agem sem muitos limites. Quando apareceu esse projeto, logo percebi que tinha um bom material para construir a personagem”, brinca.

O convite para a atual novela das sete surgiu na esteira da boa repercussão da participação de Juliana nas temporadas de 2012 e 2014 de “Malhação”, concebida pelos mesmos autores da novela e dirigida por Luiz Henrique Rios. Assim que viu a sinopse, a atriz enxergou em Cassandra a possibilidade de ir além do flerte com a comédia. “Eu já tinha feito coisas leves e divertidas. Mas vi que com a Cassandra eu teria de aperfeiçoar meu ‘timing’ para o humor. Ela tem milhares de situações em que é preciso ter jogo de cintura para manter a cena cômica”, analisa. Tímida por trás das câmaras, Juliana também teve de se desligar para a exigência de exposição do figurino da personagem, recheado de shorts curtíssimos e peças extremamente justas. “Foi aí que eu percebi que precisaria realmente levar dieta e exercícios a sério”, entrega, aos risos.

Nas ruas, a resposta do público não poderia ser mais positiva. Por Cassandra ser a uma das principais concorrentes de Eliza, a protagonista de Marina Ruy Barbosa, no concurso “Garota Totalmente Demais”, Juliana chegou a pensar que as atitudes de antagonista poderiam enquadrar Cassandra como vilã. Porém, na corda bamba entre bondades e pequenas maldades, a personagem é salva pelo humor. “Ela quer muito se dar bem. Acho que as pessoas acabam entendendo esse desejo e sacam que ela é meio inocente”, acredita.

Natural do Rio de Janeiro, Juliana passou boa parte de sua vida morando no Ceará. Incentivada pelo pai, que trabalhou como modelo nos anos 1980, ela passou a fazer testes para comercial e televisão, mas só veio a investir pesado na atuação quando voltou a residir na capital carioca, em 2009. “Tive muitas dúvidas no início. É uma área muito concorrida, tem muita gente sonhando o mesmo sonho”, ressalta. Com foco, estudo e alguma sorte, Juliana conseguiu pequenos papéis em tramas como “Viver a Vida” e “Cama de Gato”. A primeira personagem de mais destaque, no entanto, foi a rebelde Valquíria do “remake” de “Ti-Ti-Ti”, exibido em 2010. “Foi a primeira vez que me reconheceram na fila do supermercado”, relembra, sem esconder a timidez. Atualmente, com uma imensa base de fãs jovens ávidos por seus “posts” nas redes sociais, Juliana almeja novos projetos no teatro e no cinema, mas sem nunca esquecer da televisão. “É onde consigo estar próxima de quem gosta e acompanha meu trabalho”, valoriza. (Geraldo Bessa/TV Press)