Testemunhas oculares de uma era que se foi

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os artistas retratam a vida cotidiana da Rússia logo após a era Stálin

Foto: Divulgação


Nesta quinta-feira (14), às 18h30, será inaugurada, no Paço Imperial do Rio de Janeiro, a exposição “A União Soviética através da câmera”, com 200 imagens em preto e branco realizadas por seis importantes fotógrafos da antiga URSS. Com a curadoria de Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragovae, a exposição irá proporcionar ao público uma viagem para uma grande cultura através do olhar desses diferentes artistas de renome e com formações estéticas distintas. 

Nas fotografias da exposição, os artistas retratam a vida cotidiana, os habitantes e as histórias da Rússia logo após a era Stálin, de 1956 até 1991, quando acontece a dissolução da União Soviética. 

“A União Soviética através da câmera” também busca mostrar a complexa relação entre o indivíduo e o Estado, em um pequeno espaço deixado para a interpretação individual pela censura soviética. Desta forma o visitante poderá observar os olhares de um país de outra maneira, dependendo de qual seja o lugar que o artista tenha feito a fotografia, o posicionamento político e o grau de conformismo serão notados claramente. Os fotógrafos exibidos são Vladímir Lagrange, Leonid Lazarev, Vladímir Bogdanov, Iúri Krivonossov, Viktor Akhlomov e Antanas Sutkus. 
  
O Paço Imperial fina na Praça XV, 48, no centro do Rio de Janeiro. Hoje, às 18h30. Entrada franca. Classificação: livre. Telefone: 2215-2622.