Todo sabor que couber na sua pizza

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Margherita é um dos sabores mais pedidos nas pizzarias

Foto: Douglas Macedo

Sucesso gastronômico no mundo, a pizza ganhou um dia em sua homenagem: 10 de julho foi a data escolhida para festejar o sabor e a praticidade desta iguaria que vem atravessando gerações e seduzindo cada vez mais paladares. Isso porque o prato é multifacetado: recebe milhares de adaptações e, dessa forma, amplia cada vez mais seu poder de sedução. Até em receitas doces conseguiu emplacar. Como se não bastasse, foi criada também a opção de borda recheada. Para alguns, o toque final é imprescindível para o pedido ficar completo.

É o caso de Danielle Martins, de 23 anos, e Felipe Corrêa, de 27. Eles moram juntos há quase dois anos e, semanalmente, recorrem à pizza. Não é todo dia que o casal tem tempo de fazer comida. Trabalham oito horas por dia e saem de casa cedo para encarar a rotina. Então, segundo eles, a melhor saída quando chegam exaustos do trabalho é partir para a pizzaria.

Quando o garçom chega à mesa, Danielle escolhe calabresa para uma metade e Felipe, portuguesa, para a outra. Isso para não haver controvérsias. Para fechar o pedido com chave de ouro, pedem a borda grossa recheada com catupiry. Nesse ponto, entram em consenso. Para eles, a borda é mais que um detalhe, “é garantia de sabor redobrado”. “Comemos pizza toda semana. Primeiro porque adoramos e, segundo, porque é prática, sai rápido e geralmente é mais em conta do que uma refeição. Fora isso, ainda dá para levar as fatias que sobram para casa. Eu frequento o Buzin desde a infância e sei que aqui eles têm esta opção de borda grossa com recheio de catupiry, que, para a gente, é um plus e tanto na pizza. Fica bem mais gostosa”, diz Danielle, que recebe o apoio do marido: “A borda eleva o potencial da pizza. É uma pena que a maioria dos estabelecimentos em Icaraí não ofereça esta opção, sobretudo no serviço delivery. Por isso, frequentamos o mesmo lugar”, revela Felipe.

De acordo com o pizzaiolo do Buzin Gastronomia, Leonardo Osório, além do catupiry, o local ainda oferece a opção de recheio com cheddar, nas receitas salgadas. Nas doces há a opção de rechear com chocolate. “A borda com catupiry sai mais. Além de expandir o poder de satisfação do cliente, a borda recheada também evita o desperdício. Muitas pessoas descartam a borda fina que fica mais sequinha. Com o recheio, o cliente acaba comendo toda a fatia”, afirma.

Na Rede Domino’s, o combate ao desperdício da borda sequinha da pizza foi resolvido com duas alternativas: molhos nos sabores barbecue e top cheese, vendidos separadamente para deixar esta partezinha mais suculenta e também a pizza sem borda, a Pan, na qual o recheio toma conta de todo o espaço da massa. “A Pizza Pan é o nosso mais recente lançamento e tem saído bastante”, afirma Rodrigo Freitas, dono de franquias da rede.

Na Região Oceânica de Niterói, no Restaurante Tra i Gusti Premium Pizza, especializado em pizzas gourmet, a borda grossa não é oferecida por uma questão de posicionamento estratégico. Por lá reinam as pizzas fininhas feitas cuidadosamente no forno a lenha, localizado no salão do espaço. No cardápio há mais de 40 sabores de pizzas salgadas com ingredientes que vão do queijo brie ao shitake e do tomate adocicado ao figo fresco. E não para por aí. Há também as doces, solicitadas com frequência, sobretudo pelas crianças. “Antes de abrir o espaço, fizemos uma análise de mercado e decidimos apostar numa pizzaria diferenciada, cujos atrativos podem ser vistos e sentidos. Os sabores que oferecemos correspondem a um alto padrão da cozinha italiana. Trabalhamos com palmito-pupunha, noz-moscada, alcachofra, queijo grana padano, geleia de damasco, entre outros. São 14 sabores tradicionais, 11 gourmet e 15 premiums. A borda grossa não está dentro do repertório da gastronomia italiana que queremos oferecer ao nosso cliente. Por isso, aqui, o nosso trunfo é a pizza num legítimo forno a lenha, o que a torna crocante como geralmente é servida na Itália”, defende o proprietário do restaurante, Luis Carlos Schwarz, que tem como sócia a esposa, Danielle Paiva.

Para Danielle, este segmento do Tra i Gusti atrai um público em Niterói que curte uma gastronomia mais requintada. “Os niteroienses têm bom gosto, curtem uma gastronomia diferenciada, que saia do lugar comum. As massas no Tra i são artesanais. Nosso forno recebe cuidados diários. Isso tudo para que o nosso cliente perceba que, aqui, existe paixão, entrega. Eu e o Luis somos apaixonados por gastronomia e temos recebido um feedback que nos deixa muito orgulhosos. É um sinal de que estamos seguindo no caminho certo com a nossa pizza de massa fininha”, acredita.

E para você, qual a pizza perfeita?! Clique aqui e descubra os diferentes sabores e tipos de massa para aguçar ainda mais o paladar.