Um mergulho pelas artes plásticas

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

“Jean-Michel Basquiat”, “100 anos de Athos Bulcão”, “Riposatevi”, “Televisão”e “Refúgio” são algumas das artes que estarão em exposição

Foto: Divulgação

Das obras do nova-iorquino de grande importância para a cultura pop, Jean-Michel Basquiat, às obras que geram reflexão social do português Gunga Guerra, diversos espaços culturais do Rio de Janeiro e Niterói seguem recebendo exposições imperdíveis em suas programações, alegrando os amantes das artes.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe até 7 de janeiro a mostra “Jean-Michel Basquiat”, com uma retrospectiva inédita no País, com mais de 80 quadros, desenhos, gravuras e pratos pintados pelo artista nova-iorquino, que se tornou um dos destaques da retomada da pintura figurativa dos anos 80. O artista teve um período curto em atividade - porém intenso -, morrendo com apenas 27 anos, vítima de uma overdose.

Também no CCBB, a exposição “100 anos de Athos Bulcão” celebra o centenário do carioca Athos Bulcão, conhecido pela diversidade e inegável importância histórica e cultural de sua produção, apresentando mais de 300 obras - incluindo trabalhos inéditos -, que tornam possível visualizar seu caminho no País e exterior, desde sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, seu aprendizado sobre utilização das cores de quando foi assistente de Portinari até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima. A mostra fica em cartaz até 28 de janeiro e ambas as exposições podem ser visitadas de segunda a domingo (exceto terças), das 9h às 21h. Entrada franca.

Em Niterói, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) está recebendo a exposição “Riposatevi”, do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, contando com 28 redes, violões, plantas e fotografias. A exposição é uma remontagem da exposição original, que estreou em Milão em 1964. Trazendo “Riposatevi” pela primeira vez ao estado do Rio de Janeiro, o MAC homenageia Lúcio Costa, que faleceu em 1998. 

O MAC também recebe a mostra “Televisão”, de Luiz Roque, trazendo filmes, vídeos e um objeto-vídeo, compondo uma antologia dos 15 anos de carreira do artista gaúcho, através de oito obras. As exposições podem ser visitadas até 17 de março, de terça a domingo, das 10h às 18h. Preço: R$ 10 (inteira).

No Sesc Niterói, o artista visual Gunga Guerra apresenta sua exposição “Refúgio”, com quadros, objetos e uma animação tendo como tema central a criança, especialmente as crianças refugiadas. A mostra traz imagens lúdicas e dolorosas dessas infâncias difíceis.

A exposição fica em cartaz até 29 de dezembro, com visitação de terça a sábado, das 8h às 17h. Entrada franca.