Viagem pela melodia

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O artista apresenta em seu show nos Correios diversos olhares sobre o assunto: a relação a dois com seus acertos e dissonâncias

Foto: Lucas Benevides

O compositor, instrumentista e intérprete niteroiense Raul Menezes convida os conterrâneos para um mergulho nos sinuosos caminhos do amor através do seu show “Crônicas do improvável amor e adjacências”, que ele apresenta no Espaço Cultural Correios, em Niterói, neste sábado (9) e dia 16 de dezembro, às 16 horas.

“É um concerto intimista, com músicas e letras minhas, tendo como foco o amor nas suas mais diversas manifestações, o que, a meu ver, vem a calhar com a atual conjuntura, onde o discurso de ódio e intolerância virou banal. Também receberei como convidados a cantora Madalenna Maria e os músicos Cadu Santos e Vinícius Araxá”, adianta Raul. 
 
Raul Menezes é um artista que atua em várias vertentes, do jazz à MPB, tendo trabalhado ao longo de sua carreira ao lado de músicos conceituados no Brasil e na Europa. Acompanhado apenas por seu violão e sua guitarra nas apresentações em Niterói, o artista passeia por harmonias, melodias e letras que são marca registrada de sua obra. 

“A sensação é a melhor possível, o Espaço Cultural Correios é lindo demais. Já tive a oportunidade de tocar em lugares maravilhosos aqui no Brasil e na Europa, mas, sendo eu nascido em Niterói, o sabor é especial. Desde menino, observava embasbacado aquele palácio ali de frente para a Baía de Guanabara, antes mesmo de saber da importância histórica. Me fascinava a imponência da construção, aquilo mexia comigo e creio que ainda mexe”, admite.

Experiente, o artista já se apresentou em inúmeros bares e teatros de Niterói, Rio de Janeiro, Nova Friburgo, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, acompanhando cantores, participando de bandas ou em trabalho solo. Morou na Suécia de 2003 a 2004, apresentando-se pela Europa em diversos festivais de jazz e casas de show. Como instrumentista, também dividiu palco com Cláudio Nucci, Márcio Borges, Karla Boechat, Cátia de França e Durval Ferreira. 

“Faço um tipo de música que não costuma tocar nas rádios e que tem um pouco de tudo que gosto. Valsa, baião, samba, choro, bossa, toada, bolero e uma pitadinha de blues e jazz. Acredito que o público que costuma me assistir, busca exatamente esse tipo de música que faço. Isso gera uma proximidade com a plateia, ajuda a quebrar a timidez inicial dos dois lados e aí a coisa flui”, releva o compositor.

Com generosas doses de humor e delicadeza, o autor apresenta em seu show diversos olhares sobre o assunto: a relação a dois com seus acertos e dissonâncias. Segundo o artista, um caldeirão de influências ajudou a construir seu estilo, entre elas: Chico Buarque, Wes Montgomery, Tom Jobim, Toninho Horta, Cartola, entre outros. 

“A expectativa para esses show é muito boa, não poderia ser diferente. Esse espaço é fantástico e tem uma equipe ótima. Mas qualquer estreia sempre dá aquele friozinho na barriga, independente da estrada que se tenha. Por outro lado, também já sei que depois dos minutos iniciais isso vai passando e fica tudo lindo. O público pode esperar um repertório com lirismo, humor, ironia e outros matizes do amor”, conclui o Raul Menezes.

O Espaço Cultural Correios fica na Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro, Niterói. Sábado (9) e dia 16. As 16h. R$ 25 (inteira). Telefone: 2622-3200