Vida e obra de Nelson Sargento

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Sargento e Aurea Martins

Foto: Divulgação
 

Neste sábado e domingo, às 20h, o Teatro da UFF recebe um dos maiores nomes do samba: Nelson Sargento, que completa 72 anos de carreira e 93 de idade.

O show é uma celebração da grandiosidade da obra e vitalidade de Nelson Sargento, que faz uma viagem pela sua discografia, falando de seus parceiros e apresentando sambas antológicos. No palco, Sargento estará acompanhado pelo grupo Sindicato do Samba.

O espetáculo tem direção artística do próprio Nelson Sargento, que traz para a cena sua experiência de 80 anos dedicados ao samba, dentro e fora dos palcos do Brasil e do mundo. 

O mestre selecionou e montou todo o repertório do show: tem início com o grupo Sindicato do Samba que, na sequência, chama o mestre ao palco para iniciar sua performance com a música “A voz do morro”, de seu amigo Zé Keti. Ao outro amigo, Wilson das Neves, Sargento presta homenagem com a música “Fragmentos de um amor”, da qual são parceiros. 

O hino de sua autoria “Agoniza, mas não morre”, além de outros sambas “lado B” e homenagens à sua escola de coração – Estação Primeira de Mangueira – também são pontos marcantes do show.

Fundado em 2013, o Coletivo Sindicato do Samba reúne mais de 30 músicos, comunicadores, agitadores culturais, produtores e pesquisadores da música brasileira, que se juntaram por um objetivo: promover homenagens em vida a compositores e compositoras de samba. 

O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, em Niterói. Sábado e domingo, às 20h. Preço: R$ 50. Classificação: 14 anos. 3674-7512.