Aberta a temporada de ondas na meca do surfe brasileiro

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Bodyboarders como Guilherme Corrêa estão aproveitando a ressaca que a frente fria trouxe para Niterói. Nas altas ondas, treinam para os campeonatos que serão realizados na cidade

Yago d’Ávila / Valente Filmes

A frente fria que atingiu todo o país neste final de semana vai permanecer estacionada no Estado do Rio durante os próximos dias, segundo previsão dos principais  institutos de meteorologia. A previsão para hoje, por exemplo, é de temperatura máxima de 27º e mínima de 11º. Enquanto muitos procuram casacos e tentam se proteger da baixa temperatura, outros se beneficiam da chegada do outono e inverno para cair na água, mais precisamente no mar. Isso porque os meses de junho, julho e posteriores têm menos ondulações, o que é propício para a formação de grandes ondas. 

Neste período, as principais competições de surf e bodyboard já estão agendadas para Itacoatiara, na Região Oceânica, o templo do surf em Niterói: O Itacoatiara Pro - que integra o calendário mundial, a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro, a 2ª Etapa do Circuito Niteroiense de Bodyboard e o Circuito ASN de Surf.

O Itacoatiara Pro vai acontecer entre os dias 16 a 27 de junho e vai contemplar ao campeão 10 mil pontos para o campeonato. A 2ª Etapa do Brasileiro vai acontecer entre os dias 28 de junho e 1 de julho.

Já a 2ª etapa do Circuito Niteroiense acontece nos dias 9 e 10 de junho e o circuito ASN de Surf acontece neste final de semana, dias 27 e 28 de maio.

A bodyboarder Mariana Motta, local de Itaipu, que vai disputar o Brasileiro da modalidade, contou que a melhor época do surf chegou. As fortes ondas que se formaram em Itacoatiara neste fim de semana já deram uma prévia do que virá ao longo das próximas semanas.

“O melhor período de ondas começou. Normalmente eu inicio a minha preparação em maio, que é um mês em que encontramos o mar bem propício para surfar praticamente todos os dias”, disse a atleta, que garantiu estar focada para vencer a modalidade.

“Minha maior adversária é eu mesma. Procuro não focar muito em outros atletas”, garantiu.

Já o também bodyboarder Dudu Pedra, atleta local de Itacoatiara, dará voos mais altos e se prepara para o mundial da categoria. Ele contou que já viaja para a primeira etapa da competição em Arica, no Chile, que acontece de 4 a 13 de junho.

“Meu treinamento é dentro da água. O bom da Praia de Itacoatiara é que você sai preparado para todo tipo de onda. Já estou treinado com com roupas específicas, porque o mar no Chile é bem gelado, além de fazer meus alongamentos, que ajudam muito na preparação”, disse o atleta, sem esquecer da alimentação, processo fundamental nos períodos que antecedem as competições.

“Estou bastante focado e animado com essa temperatura e o que ela proporciona no mar”, comemorou o atleta niteroiense.