Amistoso de Handebal agita final de semana em São Francisco

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O time brasileiro enfrentou os Estados Unidos e venceu os dois sets.

Foto: Douglas Macedo

A Praia de São Francisco recebeu na manhã deste sábado o Desafio Internacional de Handebol de Areia. O evento acontece até este domingo, com seleções nacionais e internacionais, e comemora os dez anos do primeiro título brasileiro no esporte. 

O primeiro jogo foi de handebol feminino entre a seleção brasileira e a uruguaia, às 10h. O time da casa levou a melhor vencendo os dois sets. Para a treinadora Rossana Marques, o principal desafio foi o tempo.

“Uma boa apresentação com chuva é sempre difícil, mas elas conseguiram surpreender e fazer um espetáculo legal para quem está vendo. Amanhã, penso que a partida vai ser ainda mais emocionante, porque na segunda partida você conhece melhor as atletas adversárias. A torcida, nesses casos, faz muita diferença, as atletas contam que, quando começa a gritaria, dá mais vontade de jogar”, revela. 

Neste domingo, a seleção feminina enfrenta novamente a equipe do Uruguai. A capitã do time, Darlene Soares, afirma que, mesmo os vizinhos latino-americanos sendo antigos rivais, a seleção não se intimida.

“O Uruguai é um adversário antigo, principalmente nas Américas, e sempre fazemos jogos difíceis com elas. Amanhã, a gente vai entrar com o mesmo espírito, para ganhar!”, afirma.

Encerrando o primeiro dia de competições, o time brasileiro enfrentou os Estados Unidos e também venceu os dois sets. O lateral-direito Nailson Amaral ressaltou a importância do amistoso.

Seleção brasileira enfrentou o Uruguai e levou a melhor, vencendo os dois sets.

Foto: Douglas Macedo

“Essa competição é muito importante porque ajuda a nos preparar para as duas competições importantes que vão acontecer no próximo ano, os Jogos Sul-americanos de Praia e o World Games”, disse.

Para o técnico Antonio Guerra Peixe, o evento ajuda a trazer o esporte para mais perto do público.

“Niterói tem nos dado um apoio fantástico na evolução e divulgação da modalidade. Somos 150 países na modalidade, foi inserida no Programa Olímpico da Juventude, que acontece em 2018, e existe uma promessa do Comitê Olímpico para colocá-la nas Olimpíadas de 2024”, comemora.

Apesar da chuva, os atletas e a arquibancada deram um show de animação, com direito a “Parabéns para você” e dancinha dos jogadores dos Estados Unidos. Uma das coordenadoras do evento, Glória Andrade, conta que a expectativa é que amanhã venha ainda mais gente. 

“A gente espera que amanhã faça sol e tenha bastante gente, para as pessoas assistirem e conhecerem esse esporte”, conta. 

Neste domingo, os jogos começam mais cedo, às 9h, na Praia de São Francisco. O Brasil vai enfrentar novamente o Uruguai no feminino, e os norte-americanos, no masculino. A entrada é através da doação de 1kg de alimento não perecível.