O Botafogo recebe o Sport nesta segunda-feira, às 20h(de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), em confronto válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso vem de um triunfo por 1 a 0 sobre o Fluminense, em clássico carioca realizado na última quarta-feira, e, com 19 pontos conquistados, pretende se aproximar de vez do G-6, a zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. A tarefa, porém, não vai ser das mais tranquilas, pois o campeão pernambucano ganhou os últimos quatro confrontos pela competição e está muito embalado. No meio de semana aplicou 3 a 0 na Chapecoense, chegou aos 21 pontos e defende posição justamente na área mais nobre da tabela, o G-6.
Jair Ventura, técnico do Botafogo, alertou seus comandados sobre a subida de produção do adversário.
“O Sport vem crescendo muito neste Campeonato Brasileiro e atravessa um grande momento, embalado com bons resultados. Chega com moral e sabemos que isso é importante, pois muitas vezes nos utilizamos disso para ganharmos. O jogo é complicado, vamos ter que propor as ações, mas com cautela”, disse Ventura.
O jogo desta segunda-feira será o reencontro entre os times, que duelaram pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Naquela ocasião os cariocas eliminaram os pernambucanos após ganharem em casa por 2 a 1 e segurarem empate por 1 a 1 no Nordeste, em jogo que marcou a estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo no Rubro-Negro. Na visão dos botafoguenses, porém, o jogo de agora em nada tem a ver com aqueles confrontos.
- Os dois times mudaram um pouco em relação aos jogos da Copa do Brasil, principalmente o Sport, que cresceu muito com a chegada de Vanderlei Luxemburgo. Temos que esquecer o que ficou para trás e pensarmos no duelo desta segunda-feira, que vai ser muito complicado - disse o zagueiro argentino Joel Carli.
Em termos de escalação o Botafogo tem uma mudança certa, pois o lateral-esquerdo Víctor Luís foi advertido com o terceiro cartão amarelo contra o Fluminense e cumpre suspensão. Gilson assume seu posto. O volante Bruno Silva, se recuperando de dores na coxa direita, deve ser preservado, com Marcos Vinícius permanecendo entre os titulares. O goleiro Jefferson segue na equipe por conta no corte no joelho esquerdo do goleiro Gatito Fernández.
Pelo lado do Sport, Vanderlei Luxemburgo promete um time ousado, mas elogia o rival carioca.
“O Botafogo tem um time muito bem montado e já constatamos isso nesta temporada. É preciso ter muito cuidado para não darmos espaços, principalmente porque eles saindo na frente se tornam mais perigosos. Temos que pressionar com responsabilidade”, disse Vanderlei.
Para este compromisso Vanderlei Luxemburgo vai promover o retorno do meia Diego Souza, que foi banco parte do jogo contra a Chapecoense por conta de indisciplina. Ele reaparece na vaga de Sander, com o chileno Eugenio Mena voltando para a lateral esquerda.
O desfalque do time pernambucano é o zagueiro Ronaldo Alves, suspenso por acúmulo de cartões amarelos e que cede o posto para o colombiano José Henriquez.