Nesta segunda-feira (19) aconteceu o primeiro treino da Seleção Brasileira antes dos dois últimos amistosos antes da Copa do Mundo, diante da Rússia e da Alemanha. As atividades também foram importantes para que os jogadores presentes conseguissem o primeiro contato brasileiro com a Telstar, a bola oficial da Copa do Mundo.
O treino desta segunda teve 16 dos 25 atletas que Tite convocou para os dois amistosos. Entre eles, estavam: os goleiros Alisson (Roma), Neto (Valência) e Ederson (Manchester City), os zagueiros Miranda (Inter de Milão) e Rodrigo Caio (São Paulo), o lateral-esquerdo Alex Sandro (Juventus), os volantes Fernandinho (Manchester City) e Fred (Shaktar Donetsk), os meias Renato Augusto (Beijin Guoan), Willian (Chelsea) e Talisca (Besiktas) e também os atacantes Douglas Costa (Juventus), Gabriel Jesus (Manchester City), Roberto Firmino (Liverpool), Willian José (Real Sociedad) e Taison (Shaktar Donetsk).
Além de não ter todos os jogadores convocados disponíveis, o técnico Tite teve que fazer um treino no campo com apenas nove atletas, já que alguns dos presentes ficaram na academia realizando um trabalho regenerativo. Com isso, o comandante teve que chamar garotos da base do Spartak Moscou para as atividades terem peças suficientes durante o treinamento.
O treino da Seleção Brasileira aconteceu ao lado do estádio do Spartak Moscou, onde a equipe jogará sua terceira e última partida da fase de grupos, diante da Sérvia. A estreia do Brasil na Copa do Mundo será no dia 17 de junho, às 15 horas, em Rostov, contra a Suíça.
A expectativa é de que o restante dos jogadores convocados cheguem até o fim do dia e com isso Tite possa realizar as atividades com o grupo completo, antes da partida desta sexta-feira, diante da Rússia.
Críticas – O atacante Willian José chegou para o seu primeiro período com a Seleção Brasileira no domingo e fez questão de responder àqueles que criticaram a sua convocação pelo técnico Tite. Um dos principais nomes da Real Sociedad na temporada, o jogador exaltou seus números nos últimos jogos e disse que a maioria das pessoas ainda o julga por causa de suas passagens no Brasil.
“Fiquei surpreso por ser a última convocação antes da Copa, mas aconteceu comigo. Cada um fala o que quer, mas muitos não acompanham meus jogos. Em 31 jogos, tenho 18 gols na temporada, uma média muito boa para um centroavante que joga numa equipe média da Europa. As pessoas têm que acompanhar mais, ficam olhando só pelo que fiz ou não fiz há cinco anos”, disse o atleta, em conversa com canais de TV.
Com passagens por Santos, São Paulo e Grêmio, Willian não teve grande destaque em nenhum dos gigantes brasileiros. Em três temporadas somadas, foram 24 gols marcados, com destaque para os 15 anotados em 2012, quando defendia o Tricolor Paulista.
O lateral esquerdo Marcelo, titular do Real Madrid e provável dono da posição na Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, já projeta uma mudança na sua carreira com o passar do tempo. Aos 29 anos, ele pensa em jogar na segunda linha do meio-campo, como um armador pelos lados, posição semelhante à exercida por nomes como Willian e Philippe Coutinho.
“De meia eu vou jogar. Se um time me quiser [quando for mais velho], vou jogar. Tenho esse pensamento”, comentou o jogador, em entrevista.