Os clubes cariocas conheceram nesta sexta-feira (15) seus adversários na primeira fase da Copa do Brasil, em sorteio realizado na sede da CBF. Enquanto o Fluminense encara o Caldense-MG, o Botafogo vai enfrentar a Aparecidense-GO e o Madureira vai encarar o São Paulo. Os times visitantes terão a vantagem do empate nas duas primeiras fases e as partidas ocorrerão entre a a primeira semana de janeiro e a segunda de fevereiro.
Outros duelos envolvendo clubes tradicionais do futebol brasileiro também foram definidos. Atlético-MG e Internacional, equipes campeãs da competição, terão duelos, como visitantes, contra Atlético-AC e Boavista-RJ, respectivamente.
Além do São Paulo, o futebol paulista está representado por mais seis equipes nesta fase. O Ituano terá o Uberlândia-MG como rival. São Caetano pega o Criciúma-SC, o Oeste enfrenta o Brasiliense-DF, a Ponte Preta encara o Nacional-AM e o Bragantino terá o Nova Iguaçu-RJ. Além deles, a Inter de Limeira estreia contra Rio Branco-AC.
Serão 80 times na primeira fase. As equipes se enfrentarão em mata-matas até restarem cinco, que chegarão às oitavas e se unirão a 11 clubes já garantidos entre os 16. Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Flamengo, Vasco, Cruzeiro e Chapecoense jogam a Libertadores e por isso avançam direto.
Além destes, também ganharam este direito o América-MG, campeão da Série B, o Luverdense, vencedor da Copa Verde, e o Bahia, que levantou a Copa do Nordeste em 2017.
Galo – O Atlético confirmou nesta sexta a contratação do volante Arouca, que estava no Palmeiras, e chega por empréstimo de um ano. O volante chega para tentar se recuperar na carreira e o Galo conseguiu um bom negócio.
Isso porque a chegada no meio-campista foi um pedido do técnico Oswaldo Oliveira. O treinador já trabalhou com Arouca no Santos, Fluminense e foi o responsável por levar o atleta ao Palmeiras.
Encostado no Palmeiras, longe do futebol por quase todo 2017, Arouca não teria oportunidades em 2018. O Verdão é um dos clubes que mais se reforça nesta atual janela de transferências nacional e deseja conquistar grandes titulos na próxima temporada.
A Gazeta Esportiva apurou que o Galo conseguiu dividir os salários de Arouca com o Palmeiras. O atleta recebe cerca de R$ 350 mil mensais, que serão divididos entre Verdão e Atlético-MG até o fim de 2018.
Arouca tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2018. Ou seja, provavelmente, não retornará ao clube paulista. No Galo, existe a expectativa de recuperar o atleta, sobretudo, com a presença de Oswaldo no comando técnico do time.