Um tem 19 pontos, é terceiro colocado na tabela de classificação e pode até terminar a 12ª rodada do Campeonato Brasileira na liderança. Para isso, terá de mostrar sua força fora de casa. O outro, com 18 pontos e o quinto lugar, reencontra sua torcida após duas derrotas seguidas e só pensar em voltar ao G4 e, consequentemente, tirar seu rival do pelotão nesta quarta-feira (29), às 19h30. Grêmio e Santos têm motivos de sobra para corresponderem as expectativas e promoverem um grande clássico nacional na Arena, em Porto Alegre.
Apesar de campanhas parecidas, as equipe vivem momentos distintos. O Peixe vem de uma acachapante vitória no clássico com o São Paulo e, caso Palmeiras e Inter tropecem, pode voltar ao topo do Brasileirão após 10 anos e 2 meses. São 386 rodadas de jejum. E as duas derrotas seguidas do Tricolor Gaúcho na competição não enganam os santistas.
“É muito difícil enfrentar o Grêmio, de qualquer jeito. Time de jogadores extremamente técnicos. Giuliano, Luan, Douglas... jogadores renomados que não sentem a pressão de vir de duas derrotas. São rodados. Vi muitos jogos do Grêmio. Estamos preparados”, avisou o lateral Victor Ferraz, dono de quatro assistências para gol na competição e uma das principais armas de Dorival Júnior.
Dentro de campo, a equipe alvinegra deve começar o jogo com a mesma formação e escalação que superou o São Paulo. Lucas Lima, já com a forma física recuperada, está garantido, com Gabriel e Rodrigão, ambos em grande fase, no ataque. Além disso, o colombiano Jonathan Copete, ex-Atlético Nacional, foi relacionado pela primeira vez e pode fazer sua estreia pelo alvinegro praiano.
Por outro lado, os tropeços nos últimos dois jogos afastaram o Grêmio da briga pela liderança do Campeonato Brasileiro e tiraram a equipe do G4. A hora da recuperação, para os jogadores gremistas, é agora, contra o Santos, diante da sua torcida, na Arena.