A partir das 19 horas (de Brasília) deste domingo, Santos e São Paulo se enfrentarão na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico paulista opõe dois times em lados distintos na tabela. Enquanto o Peixe busca a vitória para entrar no G4, o Tricolor quer surpreender na casa do rival para sair da zona de rebaixamento.
Mesmo com dois jogos seguidos sem vitória no Brasileirão (derrota para Sport e empate com o Atlético-GO), o alvinegro vem embalado após bater o Atlético-PR por 3 a 2, no Paraná, na última quarta-feira, pela ida das oitavas de final da Libertadores.
Com 17 pontos e ocupando a quinta colocação no torneio nacional, o Santos precisa da vitória no clássico para não se afastar dos líderes. E para isso, o atacante Bruno Henrique quer que o “Peixe da Libertadores” entre em campo no domingo.
“Sabemos da nossa qualidade, mas o Brasileirão é diferente da Libertadores. Lá tem mais times de qualidade, que não esperam só por um erro do adversário. Jogam e deixam jogar, diferentemente do Brasileiro. Todos vêm na Vila com retranca, por uma bola, para sair no contra-ataque”, disse o santista.
E com relação ao time que entra em campo no clássico, o técnico Levir Culpi não deve fazer grandes alterações. Ainda sem contar com Zeca e Ricardo Oliveira, o comandante deve manter a mesma equipe que venceu o Furacão na última quarta-feira, com Jean Mota improvisado na lateral-esquerda e Kayke na função de centroavante.
No São Paulo, o clima é de incerteza e desconfiança. Com 11 pontos, a equipe ocupa o 17º lugar e não vence há um mês ou seis rodadas, vindo de derrota por 2 a 0 para o Flamengo, no último domingo. O resultado foi o estopim para a diretoria tomar demitir Rogério Ceni.
A escalação não pode ser confirmada tendo em vista que Pintado fechou todos os treinos táticos da semana. O auxiliar comandará o São Paulo interinamente porque Dorival Júnior só assumirá a equipe em definitivo na segunda-feira, o que não impede o técnico de passar informações sobre seu ex-clube para a comissão tricolor.