A partida entre Vasco e Flamengo, disputada no último sábado, foi marcada por cenas de violência e vandalismo. Nesta segunda-feira (10), Paulo César Salomão Filho, vice-presidente do STJD, deferiu o pedido da procuradoria da Justiça Desportiva para interdição do Estádio de São Januário.
Salomão Filho, presidente em exercício do STJD, destacou grave falha na segurança e, principalmente, na prevenção da entrada de artefatos explosivos. Ele salientou ainda a deficiência na infraestrutura do estádio em função da ausência de barreira para obstruir a passagem de torcedores ao local destinado aos profissionais de imprensa.
A liberação de São Januário depende de vistoria da CBF através do Comitê Nacional de Inspeção de Estádios, com a apresentação de laudos obrigatórios para o pleno funcionamento do estádio e segurança dos torcedores, profissionais de imprensa, jogadores e o público em geral.
A CBF, em resolução assinada pelo presidente Marco Polo Del Nero, já havia proibido a presença de público em São Januário em partidas válidas por seus campeonatos como punição pelos atos de violência e vandalismo que marcaram o jogo do último sábado.
Com 16 pontos ganhos, o Vasco ocupa a nona colocação do Campeonato Brasileiro. Pela 13ª rodada do torneio nacional, às 21h45 (de Brasília) amanhã, o time cruzmaltino tenta se recuperar da derrota no clássico diante do Vitória, no Estádio Barradão.
Antes da interdição por meio do STJD, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, concedeu entrevista coletiva e criticou a ação da Polícia Militar.
‘Quero fazer comentários sobre a precipitação que está acontecendo de todas as partes. Imprensa, PM, MP... Ninguém mais do que eu quer que as coisas sejam devidamente apuradas, investigadas. O julgamento antecipado normalmente induz ao erro.Não vamos nos submeter a julgamentos precipitados sem a devida apuração dos fatos. O clube vai usar de todos os seus recursos. Desde já reafirmo algo, o Vasco não se exime de responsabilidade nenhuma. Mas não tem responsabilidade nenhuma sobre os fatos que ocorreram”, destacou, completando.
‘Se for investigado e provado ( que funcionários facilitaram o acesso de bombas), evidentemente que a demissão é sumária. Digo isso em defesa dos funcionários. Vamos dizer que 99,9% dos funcionários são de alta qualidade e não merecem ser atingidos com uma acusação dessas. Ao Vasco só interessa que sejam apurados os fatos, disse.
Contratação – O Vasco da Gama acertou nesta segunda a contratação de mais um jogador para a temporada de 2017. Natural de Buenos Aires, capital da Argentina, o atacante Andrés Rios, de 27 anos, reforçará o Gigante da Colina na sequência do Campeonato Brasileiro. O jogador, que estava no Defensa y Justicia (ARG), aguarda a aprovação nos exames médicos para iniciar os treinamentos e ser apresentado oficialmente pelo clube.