O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu na semana passada, em parceria com os municípios que vão receber o revezamento da Tocha Rio 2016, os últimos detalhes sobre a rota que o símbolo vai percorrer até chegar à Cidade Maravilhosa. Serão nada menos que 329 cidades e 20 mil quilômetros percorridos, com 12 mil condutores.
A Força Nacional esteve nos municípios para fechar o percurso e entregar o material de divulgação do evento. A visita também serviu para acertar alguns detalhes e identificar possíveis problemas do trajeto, além de verificar as necessidades para viabilizar a passagem pelas vias dos municípios.
Ainda sem confirmação do percurso que a Tocha Rio 2016 fará na cidade de Niterói, decerto, o símbolo que chega à Cidade Sorriso no dia 2 de agosto deve desfilar por cerca de 10 quilômetros, passando por parte da Zona Norte, Zona Sul e Região Central.
Sobre os condutores, o secretário de Esporte de Niterói e ex-jogador de handebol Bruno Souza, os irmãos Torben e Lars Grael, além de Marcelo Ferreira devem comandar o time de condutores niteroienses. A jogadora de vôlei Valeskinha também aparece como forte candidata.
Quando o COB liberar o percurso e todos os detalhes da passagem da tocha por Niterói será possível saber se o “fogo olímpico” irá pernoitar na cidade antes de seguir para Duque de Caxias no dia 3 de agosto. Além disso, os niteroienses e amantes do maior evento esportivo do planeta vão poder iniciar os preparativos na busca pelo melhor local para acompanhar a passagem do símbolo pela região.
Percurso – A viagem da tocha começa em Brasília, no dia 3 de maio, chegando ao Leste Fluminense no dia 2 de agosto. Da região, Saquarema será a primeira cidade a receber o símbolo, em seguida ele segue para Rio Bonito. Na sequência será a vez de Tanguá, depois Itaboraí. Em seguida São Gonçalo e, por fim, a Tocha Olímpica chega a Niterói.