Um incêndio no centro de treinamento do Flamengo (Ninho do Urubu), localizado em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, deixou dez mortos e três feridos na madrugada desta sexta-feira (8). As chamas atingiram principalmente os alojamentos onde dormiam os jogadores de base do time.
Segundo informações dos atletas que sobreviveram, eles tentaram apagar as chamas com extintores de incêndio. Por conta da fumaça, muitos atletas não conseguiram achar a saída, o que prejudicou a evacuação do alojamento.
De acordo com o tenente-coronel Douglas Henaut, responsável pelo Comando de Busca e Salvamento, os bombeiros encerraram o trabalho de rescaldo por volta das 13h20. Naquele momento, era grande o número de parentes, familiares e amigos das vítimas do lado de fora, além de imprensa de todo o Estado.
“A gente conseguiu atender às vítimas que estavam do lado de fora. O local estava completamente tomado pelas chamas. Por mais que se tentou entrar e fazer a localização de alguém vivo, o resultado disso foi encontrar os corpos”.
O governo do Rio de Janeiro decretou luto de três dias em homenagem às vítimas do incêndio. “Quero manifestar meu mais profundo pesar por essas tragédias e prestar solidariedade às famílias das vítimas. Que Deus os receba e abençoe”, disse o governador.
Ainda no fim da manhã desta sexta-feia (8), Witzel determinou uma investigação minuciosa das causas do incêndio e, depois de entrar em contato com a direção do clube, solicitou que o vice-governador Cláudio Castro fosse ao Centro de Treinamento do Flamengo para acompanhar os trabalhos das equipes do governo.
O secretário estadual de Esportes, Felipe Bornier, foi um dos primeiros representantes do governo a chegar ao local. “Hoje (sexta) é um momento muito triste, não apenas para o Flamengo, mas para toda a sociedade carioca. Todos estamos muito tristes com tudo o que aconteceu e esperamos dar todo suporte aos familiares nesse momento triste para o futebol brasileiro e mundial”, disse o secretário.
Por conta da tragédia, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) cancelou toda a rodada do Campeonato Carioca. Flamengo e Fluminense jogariam hoje, às 19h, enquanto Vasco e Resende se enfrentariam no domingo, às 17h.
Ambos os jogos estavam marcados para o Maracanã pelas semifinais da competição. Após reunião entre a Ferj e os clubes, ficou acordado que Vasco e Resende se enfrentarão na quarta às 21h30. No dia seguinte, às 20h30, acontece o Fla-Flu. As duas partidas serão no Maracanã.