Vela: Martine e Kahena se mantêm líderes no Japão

Por

Velejadoras têm se destacado. Brasil ainda briga pelas primeiras posições em outras classes, em Enoshima

Divulgação

Após dois dias de regatas no primeiro evento-teste para Tóquio 2020, a Equipe Brasileira se mantém firme na luta pelas primeiras posições na raia de Enoshima, no Japão.

As campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze continuam na liderança na classe 49er FX, com apenas dez pontos perdidos. Na Finn, Jorge Zarif subiu para a segunda posição (9 p.p.). E Patrícia Freitas ocupa a oitava colocação na classe RS:X feminina (44 p.p.).

As regatas do terceiro dia têm início previsto para 23h (de Brasília) da noite desta quarta-feira, dia 12. O campeonato é válido ainda como primeira etapa da temporada 2018/2019 da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela). A fase de classificação vai até sexta-feira. As disputas por medalha estão marcadas para sábado e domingo.

Na 49er FX, Martine e Kahena venceram mais duas regatas ontem, no Japão. Ao todo, as campeãs olímpicas ganharam três das seis provas disputadas até aqui. Atrás das brasileiras aparecem as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech, com 22 pontos perdidos.

Na Finn, Jorge Zarif ganhou umas das duas regatas disputadas nesta quarta-feira. Na outra, ficou em terceiro lugar. Com esses resultados, o velejador brasileiro tem  a mesma pontuação do líder da classificação geral, o britânico Giles Scott, e ocupa a segunda colocação pelo critério de desempate. Na RS:X feminina, Patrícia Freitas disputou três provas nesta quarta-feira e também continua na briga por um lugar na regata de medalha.

O evento-teste reúne 466 velejadores de 44 países. As regatas acontecem na raia de Enoshima, a mesma dos Jogos de Tóquio 2020. A competição reúne as dez classes do programa olímpico: RS:X masculina, RS:X feminina, Laser, Laser Radial, Finn, 470 masculina, 470 feminina, 49er, 49er FX e Nacra 17.

  • Tags: