Fazer uma travessia da América para a Europa, em um veleiro de 47 pés, já teria por si só muita história para contar. Mas quando o trajeto é feito na companhia de alguém, cuja amizade se formou aos seis anos de idade, certamente as páginas ganham um contorno ainda mais especial. E é exatamente assim que o velejador Daniel Seixas, 33 anos, fará com o amigo e comandante Bernardo Lessa, também de 33.
Os desafios não serão poucos, no entanto, a dupla sabe o que a espera mar adentro.
“Minha primeira travessia de cruzar um oceano, apesar de já ter mais de 10.000 milhas navegadas pela costa brasileira, levando barcos como Skipper para Florianópolis, salvador etc. Vai ser o meu primeiro oceano a cruzar. O Bernardo Lessa já cruzou e estou muito feliz de cruzar meu primeiro oceano com um amigo e irmão de longa data”, celebrou o velejador.
O velejador falou ainda sobre a importância de estudar como será o ambiente em que eles estarão, uma vez que os riscos são enormes, sobretudo quando cruzam oceanos.
“A previsão está melhorando a cada dia, os furacões estão subindo e abre um caminho bom para cruzar nessa época. Estamos preparados para pegar ventos fortes (50/60 nós e ondas de 8m a 10m). Espero que não peguemos essa condição, mas não seria uma surpresa”, contou Daniel.
O velejador disputará ainda - com o também niteroiense Ralph Rosa, 45 anos -, o campeonato mundial de Sniper em Vila Moutra, coincidentemente em Portugal. O período de competição será de 21 de junho a 29 de julho. O objetivo do niteroiense é terminar entre os cinco primeiros.
“A expectativa para esse ano é fazer essa travessia e garantir as milhas ininterruptas que preciso ter para pode fazer uma prova de Yachy master Ocean (habilitação internacional de Skipper profissional). Em competição, tem esse mundial e depois uma clínica de Optimist que vou ministrar. Pretendo estudar para pegar essa carteira. A ideia é participar de competições de barcos grandes, oceano esse ano”, contou o velejador, que venceu no ano passado o Brasileiro Master e a Taça Octanorm.
Daniel contou ainda que no dia 10 de julho inicia a clínica de Optimist na pousada Porto Charitas, para 25 atletas com hospedagem e alimentação.