Várias gerações em torno de uma paixão

Por

Na estreia do campeonato duelaram as categorias Master 50 e Novos

Foto: Douglas Macedo

O duelo das categorias Master 50 anos e Novos, do tradicional torneio de futebol que acontece há 30 anos no Clube Combinado 5 de Julho no Barreto, em Niterói, teve início na manhã deste domingo (9), reunindo mais uma vez nomes consagrados que fizeram história no esporte e ajudaram a fazer do Brasil o país do futebol. 

Nas disputas de estreia da etapa Colodino x Atlantic; Paleta X Boa Vista competiram na categoria dos atletas com 50 anos ou mais, enquanto Cheque Mate x Caveirinha e Panela x São Caetano iniciaram a competição entre os atletas denominados novos, com até 40 anos.

“O Brasileiro nasceu para jogar futebol, em qualquer local que permita a prática do esporte ele surge. Tanto que todo domingo tem algum jogo aqui e todo mundo se reúne para ver. Pena que hoje a preparação física ganhou o lugar da habilidade, no futebol profissional. Mas quem observa de forma mais atenta vê que nem sempre isso funciona”, critica Jair Marinho,  que atuou pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1962 ao lado de Pelé e Garrincha, entre outros grandes nomes.

Integrar jogadores e ex-jogadores do futebol e ainda realizar um lindo espetáculo para público amante do futebol são os principais objetivos do evento, segundo a organização.

“É um campeonato muito tradicional para Niterói , São Gonçalo e até Rio de Janeiro, que só nesse clube acontece há mais de 30 anos, sempre com a presenças de vários ex-jogadores ilustres. Uma festa que reúne um público de centenas de admiradores do esporte”, afirma Milton Ribeiro, conhecido como “Miltinho”, atual presidente do Clube Combinado 5 de Julho.

Para este ano a organização programou reunir um número ainda maior de veteranos famosos do esporte, como estratégia para  fortalecer o campeonato e também deixar a torcida ainda mais feliz.

“Isso aqui é uma espécie de continuidade da minha vida. Assim como trabalho social que desenvolvo Vila Olímpica do Sampaio. É uma reunião de motivação, uma forma de dar expectativa e também valorizar os que já realizaram alguma coisa. É muito bom, rever companheiros, matar saudade, falar da nossa época. Uma grande confraternização” elogia Jairzinho, “o furacão da Copa”, ex-jogador da seleção brasileira que em 1970, no Máxico, quando o Brasil conquistou o título de tricampeão.

Os ex-jogadores Roberto Miranda e José Carlos foram os homenageados da competição. O dia terminou com vitória de 1 x 0 do Atlantic e de 2 x 0 do Paleta entre os veteranos. Entre os novos, vitória por 4 x 0 do Cheque Mate e de 1 x 0 do São Caetano. Com 10 equipes de jogadores a partir dos 50 anos e 8 equipes de até 40 anos, a previsão do término competição é fevereiro de 2018.

  • Tags: