Basquete: vaga na Rio 2016 depende de dívida

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) finalmente definiu um posicionamento quanto à concessão de uma vaga direta para o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Depois de protelar a decisão, a entidade anunciou que o País não dependerá do pré-olímpico para garantir um lugar na disputa por sua “história no esporte” e por sediar o evento. Porém, para receber o convite, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) terá que quitar uma dívida de 1,4 milhões de dólares (cerca de R$ 4 milhões) com a Fiba, referente ao convite para o Mundial da Espanha em 2014, até o dia 31 de julho.

A decisão foi tomada após reunião do Comitê Executivo da Fiba na última semana. Sem saber se dependeria da Copa América para se classificar para o Rio 2016, o técnico Ruben Magnano precisou atrasar o planejamento da seleção masculina, que terá pela frente o Pan-Americano de Toronto antes da disputa do Fiba Américas – o pré-olímpico da modalidade – em Monterrey, no México, entre os dias 25 de agosto e 6 de setembro.

“No fim das contas, o atraso prejudica o basquete do Brasil porque não nos permite trabalhar com uma programação certa”, lamentou o treinador na última semana.

Depois de uma campanha vexatória no pré-mundial, disputado na Venezuela, a Seleção masculina só participou do torneio na Espanha por ter sido convidada. Para concorrer ao convite, todas as seleções tiveram que pagar uma taxa à Fiba, referente ao débito atual. Eliminado pela Sérvia nas quartas de final, o time de Magnano terminou o Mundial em sexto lugar.

Após folga no fim de semana, a Seleção voltou aos trabalhos na manhã desta segunda-feira (22). Um grupo de atletas foi submetido a uma série de testes físicos e avaliações no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR), enquanto outro grupo fez atividades no ginásio do Paulistano.

No Pan, o Brasil figura no grupo A ao lado de Porto Rico, Venezuela e Estados Unidos. Com um elenco bem diferente do que disputou o Mundial da Espanha no ano passado e sem as estrelas da NBA como Tiago Splitter, Nenê e Leandrinho, os brasileiros seguem o treinamento até o dia 10 de julho, quando embarcam para o Canadá. A estreia será no dia 21 de julho, diante dos porto-riquenhos.

Na equipe feminina, o técnico Luiz Augusto Zanon também foi prejudicado com a falta de uma resposta da entidade máxima do esporte da bola laranja, já que a indefinição atrapalha o planejamento das jogadoras que irão para o Pan de Toronto e para a Fiba Américas. O pré-olímpico das mulheres será disputado em Edmonton, no Canadá, entre os dias 9 e 16 de agosto.

Diferentemente dos homens, a equipe feminina não precisou de convite da Fiba para garantir vaga no Mundial 2014, realizado na Turquia, se classificando pelo bom desempenho no pré-mundial.