A bola volta a rolar no Estado

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os clubes cariocas buscam repetir a festa feita pelo Flamengo pelo conquista do Estadual do ano passado com duas vitórias sobre Fluminense na grande final

Foto: Divulgação

Seja pelo gol de falta de Petkovic, pela barriga de Renato Gaúcho, pelo chute de Cocada ou pelo oportunismo de Maurício, o Campeonato Carioca reserva à torcida momentos de emoção que ficarão na memória dos torcedores dos maiores clubes do Estado. Além disso, o torneio estadual mais charmoso do país, mesmo desvalorizado e com fórmula de difícil entendimento, ainda vale muito para os torcedores, seja pela comemoração da taça ou pela chance de brincar com o vizinho, o porteiro, o colega de trabalho ou o amigo da escola. É desta forma, buscando resgatar o prestígio de outrora e servindo de preparação para os clubes, que o Campeonato Carioca começa na próxima terça-feira, dia 16, quando o Botafogo enfrenta a Portuguesa, às 21h30, no Nilton Santos. 

O Carioca deste ano terá uma regulamento parecido com o de 2017. Na primeira fase, seis clubes (os quatro times de pior campanha de 2017 que não foram rebaixados e os dois que subiram da Série B), buscam duas vagas na reta final. 

Esses dois times se juntam aos quatro grandes e aos melhores pequenos do ano passado ( 5º ao 10º). Esses 12 times são divididos em dois grupos de seis cada e no primeiro turno, a tradicional Taça Guanabara, duelam com os rivais de seu grupo. Os dois melhores de cada chegam à semifinal do turno. O campeão garante vaga nas semifinais do Estadual com vantagem do empate. O mesmo ocorre com o campeão da Taça Rio, o segundo turno do Carioca. Entretanto, no returno os times duelam com os rivais do outro grupo. 

Nas semifinais, além dos campeões do turno, se garantem os dois times de melhor campanha na classificação geral. Os vencedores da semifinal fazem a grande decisão do Carioca que acontece em dois jogos entre os dias 1 e 8 de abril.

Enquanto o Botafogo estreia contra a Portuguesa, o Flamengo enfrenta o Volta Redonda, na próxima quarta-feira, às 21h45, contra o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira. O Fluminense enfrenta o Boavista, às 19h30, de quarta-feira, em Saquarema, às 16h30, enquanto o último grande a entrar em campo será o Vasco, que na quinta-feira, dia 18, às 19h30, enfrenta o Bangu, em  São Januário. 

Neste especial do Campeonato Carioca, na próxima página, você verá como os times chegarão para a disputa do torneio com a movimentação de mercado, chegadas e saídas, expectativa e a tabela do torneio. Além disso, conhecerá os principais nomes dos times de menor investimento do Rio que pretendem fazer bonito no torneio, que garante uma vaga na Série D do Brasileiro, ao time pequeno de melhor campanha no torneio.

Mesmo desprestigiado, o Carioca ainda possui seu charme. Seja em São Januário, no Maracanã ou no Engenhão, a promessa é de emoção garantida no Rio.