Chance para surpreender o líder

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O elenco do Botafogo está motivado para se recuperar das últimas derrotas e superar o líder Corinthians, em Itaquera

Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo / Divulgação

O Botafogo quer provar sua força e surpreender o líder Corinthians,  neste domingo (02), às 16h (de Brasília), na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), em choque válido pela 11ª rodada do Brasileirão. O Timão, que vem de triunfo de 1 a 0 sobre o Grêmio no fim de semana passado, segue invicto e quer usar o fator campo. Já o Glorioso, que tem 15 pontos e pretende ingressar na zona de classificação para a Copa Libertadores, o G-6, ligou o sinal de alerta, pois vem de duas derrotas consecutivas: 2 a 0 para o então lanterna Avaí, em casa, e 1 a 0 para o Atlético-MG, em Minas Gerais, pela rodada de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Jair Ventura, comandante do Botafogo, quer ver sua equipe atuando como em outras ocasiões em que conquistou o triunfo fora de casa, como em jogos importantes da Libertadores e no 2 a 0 sobre a Chapecoense há três rodadas. “O Botafogo sabe jogar como visitante e precisa fazer um jogo em alto nível para vencer o Corinthians, que é o líder do Campeonato Brasileiro. Vamos enfrenbtar um desgaste muito grande, pois jogamos na quinta-feira e não temos elenco para nos darmos ao luxo de pouparmos jogadores. Mas acredito que se repetirmos o que foi feito em vitórias passadas nós podemos vencer”, disse Jair.

A visão do comandante botafoguense é compartilhada pelos jogadores, que pregam, porém, a concentração como ponto fundamental para a soma dos três pontos longe do Rio de Janeiro. "O Corinthians vai pressionar e nós teremos que ser eficientes na marcação e também na saída de bola para o ataque. Portanto, temos que manter o nível de concentração ao longo dos noventa minutos. Levamos gols no início dos jogos contra o Avaí e diante do Atlético Mineiro e isso foi decisivo para deixarmos o gramado com a derrota. Não podemos repetir esses erros", alertou o goleiro Gatito Fernández.

Os alvinegros não estão errados de pensar dessa maneira, pois os corintianos querem atacar desde o começo. “Jogando em casa não podemos deixar que o Botafogo, que tem qualidade, tente se impor. Vamos precisar pressionar desde os primeiros minutos. Assim o caminho para a vitória pode ficar mais curto”,  disse o meia Jadson.

Líder da competição e agora quatro pontos à frente dos gremistas, que ocupam a segunda colocação, o Timão tenta retomar seu alto nível de atuação frente ao time carioca, dividido entre o Brasileiro, a Copa do Brasil e Taça Libertadores da América. Para isso, contará com alguns retornos de atletas ao time titular, poupados do embate pelo torneio sul-americano na última quarta-feira.

O volante Maycon, o meia Jadson e o atacante Jô, que nem se quer viajaram, juntam-se ao lateral esquerdo Guilherme Arana, que esteve no banco de reservas, e retornam aos 11 inicial. Com longas sequências de jogos quebradas, a expectativa é que os jogadores apresentem um bom condicionamento físico. A outra mudança se dará por opção, com o paraguaio Ángel Romero, suspenso, dando lugar provavelmente a Marquinhos Gabriel pelo lado esquerdo. 

Pelo lado do Botafogo, a base do time será a mesma que perdeu para o Atlético, pois Jair Ventura não vai preservar titulares. Ele vai apenas promover a volta do lateral-direito Arnaldo, que não estava inscrito na Copa do Brasil, e vai ocupar o lugar do zagueiro Emerson Santos, que jogou improvisado no posto.