Clássicos europeus nas oitavas da Liga dos Campeões

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Principal favorito ao título da Liga dos Campeões da Europa, o Barcelona visita o Arsenal nesta terça-feira (23), às 16h45(de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra, pela rodada de volta das oitavas de final. O Barça carrega todo o favoritismo pelos recentes shows que tem dado, pelo Campeonato Espanhol, onde lidera. Porém, poderá encontrar dificuldades diante do melhor Arsenal das últimas temporadas, que inclusive briga pelo título inglês. As duas equipes fizeram a final da edição de 2006, vencida pelos espanhóis por 2 a 1.

Apostando, como sempre, no trio formado por Lionel Messi, Neymar e Luis Suárez, o Barcelona promete uma postura ofensiva mesmo jogando na condição de visitante.

“Vamos jogar como sempre temos feito não apenas na Liga dos Campeões, mas também no Campeonato Espanhol. O Barcelona é um time com uma vocação ofensiva e por isso mesmo vamos em busca de um triunfo. É importante marcar gols na Inglaterra, pois na partida de volta o Arsenal, dependendo do que acontecer, vai propor menos o jogo”, disse Luis Enrique, técnico do Barcelona.

Talento também não falta ao Arsenal, que conta com o meia alemão Mesut Özil e com o oportunismo do atacante chileno Alexis Sánchez, que já defendeu o Barcelona. O técnico francês Arsène Wenger parece lidar bem com o favoritismo do rival.

“O Barcelona é o time mais badalado do momento e por isso mesmo merece esse favoritismo. O Arsenal, porém, além de uma linda história, possui um grupo de muita qualidade e comprometido com os objetivos do clube para esta temporada. Portanto, a minha expectativa é buscar a classificação”, avisou o francês.

Na etapa de grupos, o Barcelona terminou em primeiro lugar na sua chave, enquanto que o Arsenal acabou na segunda colocação de um grupo vencido pelo Bayern de Munique.

Clássico – Também às 16h45(de Brasília), na Arena Juventus, em Turim, na Itália, a Juventus recebe o Bayern de Munique. Os italianos, que lutam pelo pentacampeonato nacional, foram vice-campeões na edição passada da Champions e Massimiliano Allegri, técnico da Velha Senhora, garante que o pensamento está em desbancar o líder e virtual campeão alemão.

A Juventus, que vem passando por uma temporada de recuperação, se classificou em segundo lugar em um grupo vencido pelo Manchester City. Por isso, resta saber se esse otimismo de Allegri está baseado no crescimento do time.

“Assim como na temporada passada, quando chegou a decidir o título da Champions League (perdendo a decisão para o Barcelona), a nossa equipe vem em crescimento e isso me faz acreditar em dois grandes jogos contra o Bayern de Munique. O classificado será conhecido em detalhes”, disse Allegri.

Já o Bayern de Munique espera marcar gols como visitante. O técnico espanhol Pep Guardiola, que já está acertado com o Manchester City para a próxima temporada, espera se despedir em grande estilo da Alemanha.

“Precisamos vencer e marcar gols para que a gente possa ter tranquilidade na partida de volta. A Juventus, quando joga longe da Itália, se fecha muito e cria dificuldades. Portanto, um grande resultado fora de casa é fundamental dentro do nosso planejamento”, afirmou Guardiola.