O ministro do Esporte, George Hilton, o governador Luiz Fernando Pezão, a presidente Dilma e o presidente do COB, Nuzman
Divulgação / Roberto Stuckert Filho / Presidência da República
A comemoração pelo Dia Olímpico realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parque Aquático Maria Lenk contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, que participou de diversas atividades no local e se despediu oficialmente dos atletas que embarcaram para os Jogos Pan-Americanos em Toronto, no Canadá.
“Quero me dirigir aos 600 atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Desejo-lhes muita sorte e sucesso. Dentro da bagagem de cada um de vocês vai a torcida verde e amarela. Quando um atleta brasileiro sobe ao pódio, é com orgulho que cada um de nós acompanha cada medalha. Quero dizer que cada pódio que vocês conquistam é a nossa estima e a de nosso país que sobe um degrau”, declarou Dilma Rousseff, levantando a importância da prática esportiva para o desenvolvimento do Brasil antes das olimpíadas.
“Que Toronto seja uma boa preparação para a oportunidade única que será o ano que vem, a Olimpíada e a Paralimpíada aqui no Rio de Janeiro. Tenho certeza que o Brasil inteiro, junto com vocês, fará desse evento esportivo uma marca na história mundial. O resultado será um Brasil vencedor. O resultado será um Brasil orgulhoso de seus atletas e suas atletas. Boa sorte a todos vocês”, afirmou.
A presidente também ressaltou a importância de se comemorar o Dia Olímpico na cidade que será sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
“Estamos a 409 dias do início das Olimpíadas, quando o Rio de Janeiro vai se transformar na capital olímpica e, por ser a cidade olímpica, nada mais justo que hoje estejamos aqui para celebrar o Dia Olímpico, que no Brasil também é o Dia Nacional do Desporto”, disse.
Outro ponto apontado por Dilma Rousseff foi a escolha do Parque Aquático Maria Lenk como local das celebrações da data. A chefe de estado comentou o legado deixado por Maria Lenk nos esportes, indicando que o Brasil deve aproveitá-lo para se manter como um país de práticas esportivas.
“Nada melhor que fazê-lo neste parque aquático que traz o nome de uma grande esportista: Maria Lenk, primeira brasileira recordista mundial de natação, primeira sul-americana a participar de uma Olimpíada, uma educadora dedicada à formação de novos atletas. Todas as crianças e os jovens que se apresentaram hoje são legítimos herdeiros da dedicação e excelência de Maria Lenk”, completou.
O evento também marcou o lançamento do mascote que acompanhará a delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos: uma onça-pintada chamada Ginga, que veste o uniforme verde e amarelo – as cores da bandeira nacional. Além de Dilma Rousseff, estiveram presentes na ocasião o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o prefeito Eduardo Paes, o ministro do Esporte, George Hilton, e o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman.
Educação – Crianças e jovens de 21 bairros da cidade do Rio de Janeiro comemoram o Dia Olímpico, celebrado nesta terça-feira (23), com atividades envolvendo educação ambiental. Eles recebem informações sobre como economizar água, conservar energia e prevenir queimadas.
A cidade do Rio de Janeiro conta atualmente com 21 vilas olímpicas, áreas de esporte e lazer construídas em regiões que anteriormente não possuíam espaços para essas atividades e atendem mais de 35 mil pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos.