Dobradinha brasileira no mundial de bodyboard em Itacoatiara

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Alex Uranga consagrou-se campeão nas temidas ondas de Itacoatiara.

Foto: Tony Dandrea / Divulgação

Terminou no último domingo na Praia de Itacoatiara, a etapa brasileira do circuito mundial de Bodyboarding, o Itacoatiara Pro. 

Pelo quinto ano consecutivo, a cidade de Niterói sedia um dos principais e mais esperados eventos do circuito mundial da modalidade e esse ano pela primeira, as mulheres também entraram em ação. Foram mais de 160 atletas divididos nas categorias Pro Masculino, Pro Feminino e Pro Junior.

Pelo pro feminino: Sari Ohhara (3º), Ayaka Suzuzki (2º), Isabela Souza (1º) e Alexandra Rinder (4º).

Foto: Tony Dandrea / Divulgação

Dentre as três categorias, o Brasil dominou duas delas. A cearense tri campeã mundial Isabela Sousa encarou a japonesa Ayaka Suzuki numa final emocionante. As duas tiveram uma ótima apresentação, mas nos minutos finais a cearense conseguiu uma excelente onda que a consagrou campeã e líder do ranking mundial até o momento. 

A final masculina foi disputadíssima e contou com dois atletas de altíssimo nível. O francês campeão mundial de 2011 Pierre Louis Costes encarou o basco Alex Uranga. Pierre somou ótimas notas como 6.8 e 8.75, mas não contava com um inspirado Alex pela frente que já tinha em seu somatório um 7.65 e precisava de uma nota alta para virar o jogo. Dito e feito, Alex surfou uma bela esquerda onde manobrou alto e aterrissou perfeitamente arrancando 9.75 dos juízes, consagrando-se o campeão nas temidas ondas de Itacoatiara. 

“Hoje era o meu dia. Estava muito bem no campeonato todo e as ondas subiram para mim. Estou muito contente com essa vitória. A torcida brasileira me apoiou do começo ao fim, me sinto em casa”, comemorou Alex. 

O terceiro lugar ficou com o tri campeão mundial Jeff Hubbard do Hawai, que superou o atleta local , João Zik, melhor brasileiro colocado no campeonato e responsável por levar a galera local ao delírio com seu surfe radical durante todo o evento. 

No Pro Junior a disputa também foi acirrada e o cearense Diego Gomes venceu a bateria contra o chileno Christian Tapia, que sagrou-se vice campeão. Os brasileiros locais de Copacabana Matheus Bastos e Sócrates Santana finalizaram em terceiro e quarto lugar respectivamente. 

A Próxima etapa do circuito acontece entre os dias 1 a 10 de julho em Arica, no Chile. Fiquem atentos nas próximas atualizações. 

Resultados 

Pro Masculino Pro Junior  

1-Alex Uranga (EUK) 1-Diego Gomes (BRA) 

2-Pierre Louis Costes (FRA) 2-Christian Tapia (CHI) 

3-Jeff Hubbard (HAV) 3-Matheus Bastos(BRA) 

4-João Zik (BRA) 4-Sócrates Santana (BRA) 

Pro Feminino 

1-Isabela Souza(BRA) 

2-Ayaka Suzuzki (JAP) 

3-Sari Ohhara (JAP) 

4-Alexandra Rinder (I.CAN)