Fla se preocupa com desgaste

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Jogadores do Flamengo tem suportado sequência de jogos na Copa Libertadores, Brasileiro e agora com a Copa do Brasil

Foto: Divulgação/Gilvan de Souza/Flamengo

Menos de 12 horas depois de ter eliminado a Ponte Preta com um empate sem gols no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), em choque válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Flamengo voltou aos treinos na manhã desta sexta-feira (11).

A atividade teve quer ser bem cedo pois em seguida a delegação viajou para Chapecó (SC), onde no próximo domingo (13) o Rubro-Negro visita a Chapecoense na Arena Condá, às 16h00 (horário de Brasília), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O desgaste causado pela maratona de jogos é motivo de grande preocupação no Ninho do Urubu.

O fraco desempenho contra a Ponte Preta exibiu um time cansado em campo. O meia Lucas Paquetá era um dos mais exaustos após o jogo. Por isso, os titulares foram preservados nesta sexta-feira com um trabalho regenerativo e é possível que o técnico Maurício Barbieri preserve alguns titulares.

Após este compromisso em Santa Catarina, o time carioca terá três duelos pela frente decisivos em menos de dez dias. Na próxima quarta-feira (16), recebe o Emelec pela Copa Libertadores. No fim de semana seguinte, há o clássico com o Flamengo pelo Brasileirão. Já no dia 23 de maio, duelo na Argentina com o River Plate, novamente pelo torneio continental.

“Vamos pensar bem no time que vai a campo, pois podemos fazer algumas situações devido ao elenco qualificado”, disse Barbieri.

E ele terá reforços para domingo. O zagueiro Juan, livre de dores nas costas, e o meia Diego, recuperado de lesão no joelho direito, treinaram com desenvoltura nesta sexta-feira e foram relacionados, pois precisam recuperar o ritmo de olho no Emelec.

“O desgaste realmente tem sido muito grande com esta maratona de jogos e de viagens, muitas delas longas e ruins. É natural que a gente sinta um certo desgaste. Isso ficou nítido no final da partida contra a Ponte”, exemplificou o zagueiro e capitão Réver.

Neste sábado (12), o elenco volta a trabalhar na parte da tarde, já no interior de Santa Catarina. Em seguida, os jogadores ficam concentrados. Com dez pontos conquistados, o Flamengo defende a liderança do Campeonato Brasileiro.

Defesa – O Flamengo está atravessando um grande momento na atual temporada, e além de estar realizando boas partidas, está conseguindo os resultados positivos sem sofrer gols. A prova disso é o goleiro Diego Alves. Após o empate por 0 a 0 contra a Ponte Preta, no Maracanã, pela Copa do Brasil, chegou há 510 minutos sem ser vazado. 

O camisa 1 falou sobre a marca expressiva que alcançou com o Flamengo nos jogos válidos pelo Brasileirão, pela Copa do Brasil e também pela Conmebol Libertadores.

“Fico feliz pela marca, mas não satisfeito, pois sempre podemos melhorar. A gente trabalha com muita intensidade todos os dias para chegar nos jogos e desempenhar o melhor futebol. Eu, particularmente, estou me sentindo muito bem fisicamente e tecnicamente. Quanto mais tempo sem levar gol, melhor para o Flamengo. É um trabalho de todos, mostra que nosso setor defensivo está forte. É continuar focado para permanecer assim.” 

Os números da defesa rubro-negra são ainda melhores. O Mais Querido não sofreu gols nos últimos seis jogos, somando assim, 600 minutos sem ter as redes balançadas. O número de Diego Alves só não é o mesmo, pois foi Julio Cesar quem defendeu a meta do Flamengo contra o América-MG. 

Com a camisa do Flamengo em partidas oficiais, Diego Alves fica atrás apenas de Cantarele, com 630 minutos em 1974, e também de César, com 595 minutos no início da atual temporada.