Foco para superar o Santa Cruz

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O atacante Jorge Henrique voltou a treinar com o elenco do Vasco e está à disposição para o jogo contra o Santa Cruz

Foto: Paulo Fernandes / Vasco

 O Vasco tem dois compromissos importantes nesta semana. Na quarta-feira (13), a equipe encara o Santa Cruz, às 21h45, em São Januário, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. No sábado, pelo Campeonato Brasileiro da Série B, o Vasco enfrentará o Luverdense, às 18h30, em Lucas do Rio Verde.

O técnico Jorginho vive situações distintas para os dois jogos. Para encarar o Santa Cruz, o treinador vai poder contar com a equipe completa. Já para o confronto em Mato Grosso, o treinador vai ter trabalho para montar a equipe. O lateral-direito Madson, o zagueiro Rodrigo, o meia Andrezinho e o atacante Nenê receberam o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Brasil, e vão cumprir suspensão. Por outro lado, o goleiro Martín Silva e o atacante Leandrão estão liberados, depois de cumprirem suspensão no último sábado. 

Na manhã desta segunda-feira (11), em São Januário, os jogadores que não começaram a partida diante do Brasil, fizeram um jogo-treino com a equipe sub-20. A novidade foi a presença do zagueiro recém-contratado Rafael Marques, que participou da primeira atividade. Ele deve ser o substituto de Luan, quando o companheiro de Rodrigo se apresentar à Seleção Brasileira, que disputará o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. Além de Rafael Marques, Jomar e Jorge Henrique, recuperados d elesão, voltaram a treinar com o grupo. 

Luan deve fazer, diante do Luverdense, a última partida antes de se juntar ao técnico Rogério Micale, na Granja Comary, em Teresópolis, para iniciar a preparação. Em relação ao jogo diante do Santa Cruz, o zagueiro disse que a Copa do Brasil é uma competição muito importante para o Vasco.

“Precisamos desligar um pouco essa chave da Série B e voltar nossas atenções para a Copa do Brasil. Essa competição é muito importante para nós. Pode ser a cereja do nosso bolo de 2016”, analisou o jovem defensor.. 

Com o gol marcado diante do Brasil, de Pelotas, no último sábado, Luan se igualou a Rafael Vaz como o terceiro zagueiro que mais marcou gols com a camisa do Vasco no século XXI. Ele chegou a dez gols, sendo superado por Dedé, atualmente no Cruzeiro, que marcou 19 vezes, e por seu companheiro Rodrigo, autor de 16 tentos.

Na entrevista coletiva após o treinamento desta segunda, o volante Marcelo Mattos disse não acreditar em jogo fácil diante do Santa Cruz, na quarta-feira (13), em São Januário, mesmo que a equipe pernambucana decida poupar alguns titulares para priorizar o Campeonato Brasileiro. Para o volante, quem representar o Tricolor do Arruda virá disposto a alcançar um bom resultado. “Podem até dizer que não estão interessados, mas quando a bola rolar, tudo muda de figura”, opinou o experiente jogador. Para o volante vascaíno, não existe adversário fácil na Copa do Brasil. Ele recordou o confronto com o CRB, de Maceió, quando o Vasco venceu por 1 a 0 na casa do adversário, e encontrou sérias dificuldades na partida da volta, em São Januário, sofrendo para empatar por 1 a 1, com gol de Rafael Vaz, nos últimos minutos.