Gangorra do futebol brasileiro

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O principal título conquistado por um time brasileiro nesta temporada foi a Libertadores da América, vencida pelo Grêmio com dois triunfos sobre o Lanús na final. O atacante Luan foi o grande destaque do time

Foto: Divulgação

O calendário do futebol brasileiro está chegando ao fim e é a hora do balanço sobre os estados que se destacaram no cenário nacional. Alguns como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul têm bons motivos para comemorar. Já Pernambuco precisa urgentemente repensar a sua maneira de gerir clubes. Os paulistas, por exemplo, mais uma vez ficaram com o título do Campeonato Brasileiro, pelas mãos do Corinthians. E emplacaram Palmeiras e Santos na Copa Libertadores.

Minas – Minas Gerais é outro estado que vibrou muito com a conquista de títulos. O Cruzeiro mais uma vez ficou com a Copa do Brasil. E de quebra vai disputar a Copa Libertadores. O América desbancou o favoritismo do Internacional e ganhou o título da Série B, assegurando seu acesso.

Rio – O futebol carioca mais uma vez passou em branco em 2017, o que mostra a necessidade de uma melhor organização, apesar de Botafogo e Flamengo estarem conseguindo colocar a casa em ordem financeiramente, passo que o Vasco também vem tentando dar.
O Botafogo, inclusive, decepcionou ao não se classificar para a Copa Libertadores, porém, na disputa do torneio continental fez boa campanha, chegando às quartas de final. O Flamengo foi finalista na Copa do Brasil e na Sul-Americana, mas teve que se contentar com o vice em ambas.

Apontado como muitos como candidato ao rebaixamento, o Vasco surpreendeu e se garantiu na Libertadores.

Atrás de seus rivais, o Fluminense parece sofrer com uma diretoria perdida e sem dinheiro em caixa. 

Sul – O futebol do Sul também deixou boas lições em 2017. Ninguém comemorou mais que o Grêmio, que foi campeão da Copa Libertadores com uma campanha empolgante. O time não conseguiu ser campeão mundial, sendo derrotado por 1a 0 pelo Real Madrid.
O Paraná também foi campeão pelos pés do Londrina, que ficou com o caneco da Copa da Primeira Liga. O Paraná Clube vibrou com o acesso para a elite nacional após dez anos.
Porém, o capítulo mais bonito escrito pelo futebol do Sul em 2017 foi o da Chapecoense. Após perder quase todo seu elenco em um acidente aéreo no fim de 2016, o clube se reestruturou, sendo campeão catarinense. No fim, acabou premiado com a classificação para a Copa Libertadores. 

Nordeste – O futebol nordestino viveu ltos e baixos. O Ceará, por exemplo, só tem a comemorar pois seus dois principais clubes atingiram objetivos. O Fortaleza avançou para a Série B e o Ceará retorna à elite do futebol nacional. Quem também vibrou foi Alagoas, campeão da Série C pelo CSA, que se junta ao CRB na Segundona.