A Associação Carioca de Boxe (ACB-RJ) organiza hoje a Copa Raff Giglio, na cidade de Niterói, a partir das 10h. Um 40 lutadores de boxe vão subir ao ringue do CT Escola de Lutas, na Rua Noronha Torrezão, em Santa Rosa, Niterói. Ao todo serão duas lutas de boxe profissional e 18 amadoras (masculino e feminino), reunindo equipes do Rio de Janeiro, Búzios, Saquarema, Niterói, Vitória e São Paulo. A entrada será um quilo de alimento não perecível.
Os destaques serão os combates entre Cristiano Gomes (Alessandro Leite- Nobre Arte-RJ) e Jordson Teodoro da Silva (Clube Atlético Guarany-SP), na categoria médio-ligeiro (69 kg). E Alexandre Baptista (Warrior Boxing Búzios-RJ) contra David da Silva Severino (Clube Atlético Guarany-SP), no peso-médio (72 kg).
As lutas profissionais terão a duração de quatro rounds, de quatro minutos, com um de descanso. Já as amadoras terão três rounds, de três minutos, com um de descanso. Participam do evento atletas da classe feminina (52k, 64 kg e 75 kg) e masculino Juvenil (60 kg) e Elite (56 kg, 60 kg, 64 kg, 69 kg, 75 kg, 81 kg e Superpesados (mais de 91 kg).
Os alimentos arrecadados na entrada do ginásio serão doados para os moradores da comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde o professor Raff Gliglio mantém um projeto social de boxe.
“Nosso papel é fazer a modalidade crescer novamente. Hoje, falamos muito em MMA, mas há espaço para todas as modalidades. Precisamos de grandes incentivadores financeiros e de bons empresários brasileiros envolvidos com o boxe”, afirma Alessandro Leite, presidente da Associação Brasileira de Boxe.
Amante de lutas, o atleta Cristiano Gomes, de 29 anos, começou aos 13 anos no kickboxing. De lá, passou pelo muay thai até chegar ao boxe. Já são seis anos competindo pela modalidade olímpica, mas somente neste sábado, fará a estréia no profissional.
“Estou muito ansioso para a luta. Dá um friozinho na barriga, mas estou seguro, pois fiz um treinamento forte. É a realização de um sonho. Sempre sonhei em ser um lutador profissional. Eu assistia aos filmes do Rocky Balboa e pensava que um dia, eu iria estar no alto de um ringue como ele.”, conta Cristiano.
Fundada em dezembro de 2015, a Associação Carioca de Boxe realizará 12 eventos (até o momento) nesse ano no estado do Rio de Janeiro, com 38 equipes filiadas. No próximo dia 15 de maio, o CT Escola de Lutas, em Niterói (RJ), vai receber a 1ª Copa Desafio de Artes Marciais.
Niterói sedia torneio de boxe carioca
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura