Para ser o Rei do Rio

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Rodrigo Pimpão, Diego, Sornoza e Nenê são os principais destaques e alguns dos craques dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro que irão duelar pelo título do Campeonato Carioca a partir da próxima terça-feira, no duelo entre Botafogo e Portuguesa

Foto: Divulgação

Botafogo 

Hora de conquistar títulos e retomar a hegemonia no Rio. Querendo esquecer o final da temporada passada, quando não se classificou para a disputa da Libertadores, o Botafogo chega para o Carioca deste ano buscando recuperar a confiança e provar que pode repetir as boas campanhas realizadas na Libertadores e na Copa do Brasil de 2017. Além disso, o time quer fazer o que não conseguiu no ano passado: levantar títulos.

Para isso, o clube passou por uma pequena reformulação, perdendo nomes importantes como o atacante Roger, o volante Bruno Silva, o zagueiro Emerson Santos e o lateral Victor Luís.  Em compensação o clube apostou em jovens da base como Kanu e Ezequiel, além de ter reforçado o setor ofensivo com nomes como o atacante Leandro Carvalho e os meias Luiz Fernandoe Renatinho. Além disso, os atacante Rony e Kieza estão próximos de um acordo para defender a Estrela Solitária no Estadual.

Outra mudança significativa aconteceu no comando técnico. Jair Ventura acertou sua ida para o Santos e a diretoria resolveu apostar no auxiliar e ex-jogador do clube Felipe Conceição. O novo comandante mostrou confiança no elenco alvinegro.

“Não tenho posição carente, tenho um grupo que é muito bom e que treinou de manhã. O que vem é para reforçar. Grupo magnífico de trabalho, com atletas jovens e que precisam de tempo”, revelou.

Flamengo

Para esquecer um ano decepcionante como o de 2017, o Flamengo quer mostrar que é o time a ser batido no Rio de Janeiro. Atual campeão carioca, o time rubro-negro inicia  a competição cercado de incertezas e com uma pressão ainda maior por conquistas. Entre elas, o bicampeonato estadual, que dividirá atenções com a Libertadores.

O Mais Querido iniciou a temporada envolvido na novela Rueda e o grupo dividido entre as competições. Enquanto os titulares só tiveram férias no dia 13 de dezembro e voltaram apenas neste sábado, um time de jovens talentos do Ninho do Urubu já se apresentou e irá defender o clube nas primeiras rodadas do Carioca. Entre eles, nomes como Jajá, Thurler Ronaldo e Jean Lucas, além do volante Jonas. 

Já no comando técnico, a indefinição de Rueda, que acabou acertando com a seleção chilena, atrasou o planejamento. O Flamengo não apresentou nenhum reforço para este ano e Carpegiani foi contratdo para substituir o colombiano no início desta semana.

Dessa forma, nas fases principais do torneio mais charmoso do país, o clube irá confiar a busca do bi nos pés de Diego, Everton Ribeiro, Vinícius Junior, Lucas Paquetá, Felipe Vizeu, Réver, Juan e Diego Alves. O Rubro-Negro tenta ainda a busca por nomes de peso como o volante Walace, ex-Grêmio, o atacante Vagner Love, xodó da torcida, o zagueiro Pablo e o lateral Zeca.

Fluminense

Em meio a um clima de incerteza e sem saber qual será de fato o elenco para buscar a sua 32ª taça do Carioca, o o torcedor do Fluminense quer voltar a cantar que é “do clube tantas vezes campeão” como canta seu hino.

O clube vive uma grave crise financeira e perdeu diversos pilares do time do ano passado, seja por corte de gastos, como nos casos de Henrique e Cavalieri ou para fazer caixa como na ida de Wellington para o Inter, na possível saída de Gustavo Scarpa, em litígio com o clube e na investida do Corinthians para ter oa rtilheiro Henrique Dourado.

Desta forma, caberá ao técnico Abel Braga apostar novamente nos jovens revelados em Xerém e contar com as duas únicas contratações do clube até aqui:  o volante Jadson e o lateral Gilberto. O lateral Ayrton  retornou de empréstimo e Marlon teve seu empréstimo junto ao Criciúma prorrogado. 

Fora de campo, o Tricolor conta com outro comandante vencedor para blindar e cobrar o grupo: o coordenador técnico Paulo Autuori.

“Não adianta você ter um grande jogador e não ter condições, como equipe, de potencializar esse jogador. O Abel foi muito claro da importância de, em uma possível negociação, vir jogadores que possam dar peso à equipe como um todo. O objetivo é ter uma equipe competitiva e eu estarei junto para poder contribuir nesse objetivo”, , comentou Autuori.

Vasco

Esperança de novos tempos em um ano marcado pela disputa da Libertadores e a disputa eleitoral via justiça. Em meio a isso tudo o Vasco vai brigar por um título que sempre valorizou: o Campeonato Carioca.  

O clube iniciará o torneio com um time reserva para se dedicar a Pré-Libertadores. Mesmo assim, o clube pretende mostrar força e começar bem o primeiro semestre. Para isso, o clube foi ao mercado e contratou jogadores para posições carentes como Leandro Desábato, Luiz Gustavo, Rildo, Rafael Galhardo, Erazo e Riascos. Além disso, o time manteve a base que terminou o Brasileiro renovando os contratos de Breno, Wellington, Evander e Ramon (que só volta a jogar no fim do Estadual). O Cruz-Maltino conseguiu manter também as estrelas do elenco: Nenê, Martín Silva e Luis Fabiano. As principais saídas foram de Jean, Madson, Mateus Vital e Anderson Martins. 

Com planejamento quase fechado, oVasco entrará forte na disputa pelo seu 25º título estadual. O que pode atrapalhar o clube é a instabilidade política marcada pela disputa judicial que envolve a eleição do clube. Isso porque, foram encontradas irregularidades em uma das urnas de votação. Sem esses votos, o presidente eleito será Julio Brant, enquanto que se a urna valer, Eurico Miranda segue no poder. Até o momento, as decisões tem sido favoráveis ao candidato da oposição. Julio Brant, inclusive, se reuniu com Eto’o e apresentou um projeto para levar o atleta para a Colina.

Pequenos querem surpreender no Carioca

Além dos astros e da rivalidade que envolve os grandes do Rio, existe charme em outros locais do Rio de Janeiro. Com tradição, charme e vontade  de surpreender, os times pequenos do Rio chegam ao Estadual deste ano. 

Entre os principais clubes de menor investimento do Carioca estão o Bangu, bicampeão da competição, em 1933 e 1966. 

O Alvirrubro da Zona Oeste conta com uma base de jogadores experiente como Anderson Lessa, Adilson e Nilson. O principal destaque fica por conta do meia Almir, ex-Botafogo. 

Além do Bangu, outro time que promete dar trabalho é o Boavista que investiu novamente em jogadores com passagens por grandes clubes do Rio e Janeiro. O Verdão de Saquarema confiará a missão de chegar longe no Estadual em atletas como Erick Flores, Thiago Coimbra (filho de Zico), Fellype Gabriel, Tartá, Júlio César Eliventon, Gustavo Geladeira, Renan Donizete, Marquinho e Leandrão. 

O Volta Redonda representa o Sul Fluminense e quer repetir as boas campanhas recentes. Comandado pelo jovem e talentoso Felipe Surian, o time da Cidade do Aço completa 40 e quer se destacar comandados como Vinícius Pacheco, Rafael Granja, Anselmo, Dija Baiano e Bruno Barra.

A Português da Ilha chega embalada pelo título da Copa Rubro-Verde, o Madureira aposta em atletas jovens como Douglas Lima e Diego. Na Baixada, o Nova Iguaçu vai representar a região confiando em nomes como Raphael Nehaus, Wallace, Iuri Pimentel e Adriano.