![]()
O goleiro João Ricardo se estica para defender a cobrança de Kuba, na Euro
Foto: Divulgação
Polônia e Portugal se enfrentaram em jogo válido pelas quartas de final da Eurocopa. Com o empate por 1 a 1 no tempo normal, a partida se encaminhou para as penalidades máximas. Nas cobranças, Kuba parou no goleiro Rui Patrício e Quaresma bateu o último pênalti, que garantiu a classificação de Portugal.
O jogo mal começou e a a Polônia já abriu o placar. O lateral Cédric perdeu a bola e deu o contra-ataque para Grosicki, que cruzou rasteiro e achou o artilheiro Lewandowski, que chegou chutando firme e abriu o placar para os polacos. Com um minuto e quarenta segundos no relógio, Lewandowski entrou na história com o segundo gol mais rápido da história da Eurocopa e o mais rápido desta edição.
Com o revés sofrido, Portugal passou a buscar o gol de empate e equilibrou o jogo.
A pressão exercida por Portugal fez efeito aos 33 minutos. Se de um lado brilhou a estrela do artilheiro Lewandowski, do outro, brilhou a do jovem Renato Sanches. O volante de 18 anos tocou para Nani, que devolveu de calcanhar para Sanches chegar batendo de perna esquerda e acertar o canto direito do goleiro Fabianski, que pulou mas não chegou na bola: 1 a 1.
O jogo passou a ficar mais equilibrado e disputado no segundo tempo. As duas equipes perderam chances, mas o placar seguiu inalterado.
A sorte de Cristiano Ronaldo pareceu não ter voltado no primeiro tempo da prorrogação. Com Portugal muito superior fisicamente, Quaresma cruzou para CR7, que furou pela terceira vez no jogo e viu a zaga cortar o ataque dos lusos. A Polônia respondeu com o atacante Milik chutando firme de fora da área. Antes do final da primeira etapa da prorrogação, Nani carregou a bola e chutou de fora da área, mas o goleiro Fabianski encaixou a bola sem preocupações. No segundo tempo da prorrogação, um torcedor invadiu o campo e teve que ser derrubado por seguranças da partida. Com poucas chances de gol, a partida se encaminhou para a cobrança de pênaltis.
Nas penalidades máximas, Cristiano Ronaldo e Lewandoski acertaram os primeiros pênaltis de suas seleções. Quando Kuba, craque da seleção polonesa, cobrou, o goleiro Rui Patrício voou para defender. O atacante Quaresma foi o encarregado de fechar as cobranças e classificar Portugal.
Portugal vence Polônia nos pênaltis e chega à semi da Euro
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura