Problemas para todos os lados

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O meia Hernanes foi um dos grandes responsáveis por livrar o time do São Paulo do rebaixamento no Campeonato Brasileiro

Rubens Chiri / São Paulo / Divulgação

A temporada 2017 foi frustrante para o São Paulo. Apesar do início promissor, com a aposta no ídolo Rogério Ceni como técnico, o time tricolor sofreu com as vendas de jogadores importantes, decepcionou nas partidas decisivas e se viu novamente em apuros no Campeonato Brasileiro, completando o seu quinto ano consecutivo sem conquistar títulos oficiais.

A pré-temporada, no entanto, animou a torcida são-paulina. Rogério Ceni e os auxiliares estrangeiros Michael Beale e Charles Hembert iniciaram o trabalho prometendo aplicar treinos inovadores aos atletas. Motivados, eles voltaram dos Estados Unidos com a conquista da Copa Flórida, após vitória nos pênaltis sobre o rival Corinthians.

Dono de um futebol ofensivo durante os primeiros meses do ano, o São Paulo não teve dificuldades para avançar no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil, principais focos do primeiro semestre. Nas fases mais agudas dessas competições, contudo, escancarou as suas deficiências.

Na quarta etapa do torneio nacional, o triunfo por 2 a 1 em Belo Horizonte não foi suficiente para se recuperar da derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro no Morumbi. No estadual, sucumbiu diante do Corinthians nas semifinais, após novo revés por 2 a 0 em casa e empate por 1 a 1 em Itaquera.

No mês seguinte, no entanto, a eliminação logo na primeira fase da Copa Sul-Americana para o modesto Defensa y Justicia, após empates sem gols na Argentina e por 1 a 1 em pleno Morumbi, foi o prenúncio de que 2017 não terminaria bem para o São Paulo.

O São Paulo começou o Brasileiro pressionado e logo teve três baixas em seu elenco: Maicon, Luiz Araújo e Thiago Mendes foram vendidos. O primeiro assinou com o turco Galatasaray, enquanto os dois últimos reforçaram o francês Lille. Antes do trio, David Neres e Lyanco já haviam sido negociados com Ajax, da Holanda, e Torino, da Itália, no começo do ano.

Novamente desmanchado, o Tricolor não demorou a demonstrar fragilidade ao entrar na zona de rebaixamento ao final da 11ª rodada do torneio nacional. Com a missão clara de livrar o clube do rebaixamento, Dorival Júnior foi contratado em julho e evitou o vexame.