Ao vistoriar na última quinta-feira as obras de contenção de encosta na Travessa Beltrão, em Santa Rosa, o secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, falou dos investimentos que o município tem feito na prevenção de deslizamentos. Segundo Grael, já foram investidos mais de R$ 50 milhões nos últimos anos e a administração da cidade está empenhada em conseguir mais R$ 100 milhões para novas intervenções. O cuidado é mais do que necessário e precisa ser permanente.
Como diz o velho ditado, prevenir é sempre melhor do que remediar. Por isso, Niterói, acertadamente, vem investindo nisso. Além do mapeamento das áreas de risco, há todo um trabalho de combate às construções irregulares através do Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado de Preservação de Áreas Verdes, que ajuda a preservar as encostas e morros da cidade.
A população também está sendo preparada para lidar com situações de risco. Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), compostos por voluntários que moram nas comunidades e que recebem capacitação de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, percepção de riscos geológicos, e sistema de alerta e alarme, ajudam a preservar vidas em caso de calamidade.
Tragédias ocorridas anos atrás, decorrentes de desastres naturais, deixaram marcas profundas na população de Niterói. Proporcionaram lições difíceis, mas não impossíveis de serem vencidas, principalmente com planejamento, muita ação e investimento.
Reforço na prevenção
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura