Russa que denunciou esquema pode vir ao Rio

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A atleta russa Yulia Stepanova estava vetada para disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, devido ao escândalo de doping no atletismo de seu país, que inclusive, ajudou a denunciar. No entanto, a Iaaf (Federação Internacional do Atletismo) permitiu nesta sexta-feira que, sem representar a Rússia, Stepanova poderá competir no Brasil.

A decisão, que foi unânime, anunciada em um comunicado nesta sexta-feira pela Iaaf, faz com que a atleta de 29 anos dispute na Olimpíada com bandeira neutra, e, portanto, suas conquistas não valerão para o quadro de medalhas da Rússia. Stepanova compete nos 800 metros do atletismo.

Ainda é necessário que o COI, Cômite Olímpico Internacional, aprove a participação da russa no Rio de Janeiro, o que é esperado que ocorra. Com a aprovação da Iaaf, Stepanova já poderá competir no Europeu de Atletismo, em Amsterdã, entre os dias 6 e 10 de julho, torneio em que estava inicialmente vetada.

Com a Rússia suspensa pela Iaaf e sem poder competir no atletismo da Olimpíada, mais de 80 atletas do país e da modalidade fizeram pedidos para obter uma liberação e competir individualmente, segundo revelou a própria entidade.