Torben Grael vence Europeu de Star e parte para SSL Finals

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Embalado pelo título europeu da classe Star, conquistado nesta semana em San Remo (ITA), Torben Grael ganha motivação extra para buscar um troféu inédito em sua carreira: o de campeão da Star Sailors League Finals, de 4 a 9 de dezembro em Nassau (BAH), com premiação de 200 mil dólares. O proeiro Arthur Lopes, o Tutu, campeão com Torben na Itália, correrá nas Bahamas com o alemão Hubert Merkelbach.

Entre as duas competições, o bicampeão olímpico trocará de parceiro. Torben já havia faturado o Campeonato Brasileiro de Star de 2016 em Búzios (RJ) ao lado de Arthur Lopes. Na Baía de Montagu, em Nassau, Torben correrá com Guilherme de Almeida, com quem obteve a sexta colocação no inédito Lake Grand Slam da SSL em 2015 na Suíça, entre 80 barcos.

Para chegar ao título no Yacht Club Sanremo, Torben e Tutu superaram 56 duplas e somaram 15 pontos perdidos após seis regatas, incluindo uma vitória no último dia. Os italianos Negri e Lambertenghi ficaram em segundo lugar com 17 pontos, seguidos por Augie Diaz (EUA) e Bruno Prada (BRA) com 18, mesma pontuação dos brasileiros Lars Grael e Samuel Gonçalves, em quarto lugar. Os oito velejadores estarão no Nassau Yacht Club para a SSL Finals.

“Só tenho que agradecer ao Tutu por insistir que fôssemos correr o Europeu de Star e ao Stefano Lillia por ter preparado um barco que nos ofereceu condições para vencer. Os ventos variados (6 a 22 nós) marcaram o campeonato, que teve organização impecável. Agora é esperar por uma bela participação em Nassau”, comentou Torben, que não conseguiu chegar às quartas de final com Guilherme na SSL Finals em 2016.

O Campeonato Europeu da Classe Star atribuirá 750 pontos aos campeões nos rankings de timoneiro e de proeiro de Star Sailors League. O Yacht Club Sanremo recebeu tripulações de 16 países, com três brasileiros no pódio: Torben, Tutu e Bruno Prada, que estará nas Bahamas ao lado do sueco Freddy Loof. Lars e Samuel, assim como Robert Scheidt e Henry Boening (Maguila), também representarão o Brasil na SSL Finals de 2017.

Emoção – Durante quatro dias, as 25 tripulações brigarão por dez vagas para o dia decisivo, sábado (9/12), quando serão disputadas quartas de final, semifinal e final. O primeiro colocado da fase de classificação irá direto à final, o segundo, à semifinal. Assim, os barcos posicionados entre terceiro e décimo lugares correm as quartas de final. As três regatas eliminatórias serão disputadas por oito, seis e quatro duplas sucessivamente, com a eliminação dos três últimos nas quartas e na semifinal.