Tricolor: altitude, desgaste e Nacional

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Tricolor tenta administrar a vantagem sem correr riscos em partida na Bolívia

Divulgaçãoz'

O Fluminense entra em campo nesta quinta-feira (10), às 21h45, para medir forças com o Nacional de Potosí no Estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí, na Bolívia, em choque válido pela rodada de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana. O Tricolor terá mais do que o rival pela frente. Soma-se a isso uma desumana altitude, superior a 4.200 metros, e a crise política vivida pelo país vizinho, que fechou aeroportos e transformou a viagem em uma desgastante aventura.

Menos mal para os tricolores que eles ganharam na ida por 3 a 0 e agora podem perder por dois gols de diferença que vão se classificar. Ao Nacional de Potosí resta devolver o 3 a 0 e forçar a disputa de pênaltis ou golear por quatro ou mais gols de vantagem para avançar diretamente, uma vez que os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. O técnico Abel Braga fez questão de manter uma logística para superar os efeitos da altitude. O fato de chegar ao local no dia do jogo é uma estratégia para amenizar os efeitos, porém, não é nenhuma garantia de sucesso. Recentemente o Vasco, após vencer por 4 a 0 o Jorge Wilstermann na ida, foi goleado pelo mesmo marcador na altitude boliviana e só não foi eliminado de forma precoce na Libertadores por ter vencido a disputa de pênaltis.

“É algo que preocupa muito e isso que aconteceu com o Vasco está vivo na nossa memória. Vamos precisar ter força ofensiva, nos defender muito bem e reduzir os espaços para cruzamentos e chutes de fora da área. O triunfo no jogo de ida nos dá uma tranquilidade para sentir o jogo, mas está longe de ter nos garantido a classificação, pois existem fatores atípicos envolvidos neste cenário”, analisou Abel Braga.

O Fluminense terá duas mudanças em relação ao jogo de domingo. O zagueiro Gum e o lateral-esquerdo Ayrton Lucas, preservados diante do Vitória por conta de incômodo muscular, retornam, respectivamente, nas vagas de Nathan e Marlon.