Tricolor rescinde contrato com Henrique

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O zagueiro Henrique tinha contrato até maio com o Fluminense e está liberado para procurar um novo clube

Bruno Haddad / Fluminense F.C.

A diretoria do Fluminense chegou a um acordo com representantes do zagueiro Henrique para que o jogador tenha o contrato rescindido. O atleta já estava oficialmente liberado das atividades do clube desde dezembro, mas tinha vínculo até maio. As duas partes optaram por uma liberação amigável, a fim de que o Tricolor reduzisse custos e o defensor estivesse livre para assinar com outra equipe. 

Aos 32 anos, Henrique não conseguiu escrever uma história de sucesso nas Laranjeiras. Contratado em 2014 junto ao Bordeaux, da França, o atleta chegou com status de titular e contava com o aval de Cristóvão Borges. Logo entrou na equipe, mas começou a lutar contra problemas musculares e viu Marlon, subindo das categorias de base, ganhar espaço e assumir a posição de titular ao lado de Gum. Com Ricardo Drubscky e Enderson Moreira pouco foi utilizado, mas foi com a chegada de Eduardo Baptista que Henrique percebeu que não teria realmente espaço, visto que em nenhuma oportunidade foi colocado em campo pelo atual treinador.

O último jogo de Henrique pelo Fluminense foi a derrota de 3 a 1 para o Flamengo no Campeonato Brasileiro do ano passado. No total, disputou 33 jogos e não marcou nenhum gol. Após o último treino do elenco, em dezembro, foi avisado de que não precisaria se reapresentar em janeiro, não sendo relacionado para a pré-temporada nos Estados Unidos. Assim, vinha mantendo a forma à espera de uma nova proposta. 

Quem também pode ter o mesmo destino é o volante Edson, que sequer está sendo aproveitado por Eduardo Baptista. O jogador, que pretendia assumir de vez a condição de titular com a saída de Jean, permanece no banco de reservas e já conversou com dirigentes buscando uma saída amigável. O Corinthians tem interesse no atleta. 

Com a documentação regularizada, o meia Gerson está em condições de atuar. A Roma permitiu que ele, mesmo negociado, permaneça no clube por mais seis meses. O jogador foi inscrito no Carioca na vaga de Ayrton, que retorna para as categorias de base provisoriamente, podendo ser emprestado para outra equipe a fim de ganhar experiência e se valorizar.

Dentro de campo, o elenco treina na manhã deeste sábado (20) depois de embarcar para Brasília. No domingo (21), a equipe enfrenta o Flamengo, às 19h30, no Estádio Mané Garrincha, pela quinta rodada do Campeonato Carioca. Com sete pontos conquistados, o Fluminense precisa de um triunfo para não começar a se complicar na luta por uma vaga na próxima fase do Campeonato Estadual.

Primeira Liga – Não é só nas entrevistas coletivas que Eurico Miranda abraça as polêmicas. Dessa vez, foi por escrito, e de forma oficial. Na última quarta, o Vasco enviou ofício à Federação Estadual do Rio de Janeiro (Ferj) reclamando da participação dos rivais Flamengo e Fluminense na Primeira Liga, competição que só passará a constar no calendário oficial da CBF em 2017. 

A medida, no entanto, não surtiu efeito, e a Federação já respondeu ao Vasco comunicando a negativa. Redator da carta, Eurico Miranda lembrou que no início de dezembro uma reunião na Ferj estipulou que os clubes não poderiam participar de nenhum torneio não oficial no calendário desta temporada.

No entanto, a Ferj defende que as datas dos jogos da Primeira Liga não coincidem com as do Estadual, o que não caracteriza um desrespeito ao combinado. Entre as punições que estavam previstas, estavam a perda de cotas de TV do estadual e a exclusão de competições de base.