Com bons resultados e o time na cola dos líderes, Zé Ricardo está se firmando no comando do Flamengo e já pode deixar essa coisa de técnico interino.
Sem reclamar do cansaço das viagens como seu antecessor, Muricy Ramalho, Zé vem conseguindo dar um conjunto ao time rubro-negro que, hoje, melhorou muito, principalmente em termos ofensivos: é uma equipe que chuta mais ao gol e varia as jogadas, não insistindo apenas em investidas pelas laterais e busca também o ataque pelo meio-campo aproveitando-se da boa fase de Alan Patrick.
Alguns jogadores cresceram muito com Zé Ricardo. Um deles é William Arão, que continua sendo o principal assistencialista do time rubro-negro. Alan Patrick também subiu de produção, assumindo a condição de protagonista no meio. Márcio Araújo tem sido incansável na marcação. E Guerrero voltou bem da Copa América.
Críticas ainda existem, principalmente, quanto o não aproveitamento dos gringos Cuellar e Mancuello e a insistência com alguns jogadores que não rendem, como os casos de Marcelo Cirino, Gabriel e Fernandinho. Mesmo assim, seu trabalho tem sido muito bom.
Para que o Fla decole na competição falta talvez um pouco mais de atenção em relação aos erros individuais, como no jogo contra o Fluminense, quando fez um gol contra e Rafael Vaz cometeu uma falha bisonha que resultou no segundo tento tricolor. Ou na partida com o São Paulo quando Alan Patrick perdeu penâlti no final e deixou escapar a vitória.
Já é hora de a diretoria se pronunciar a respeito da efetivação de Zé Ricardo e dar segurança ao trabalho do jovem treinador.