Niterói vira enredo na Intendente Magalhães

Por

Cercada de belezas naturais e patrimônios culturais, Niterói será homenageada pela escola de samba Arranco do Engenho de Dentro. O enredo “Por uma Ponte ao som do Mar, Cidade Sorriso Vamos Navegar” é desenvolvido pelos carnavalescos Julio Cesar Farias e Ilvamar Magalhães. Primeira a desfilar na Intendente de Magalhães, no dia 12 de fevereiro, às 20h, a agremiação disputa a Série C do carnaval carioca. 

Na última semana, dirigentes da escola visitaram o presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, para apresentar o projeto do desfile. Presidente da Arranco, Tatiana Santos contou que Niterói foi escolhida para ser homenageada por possuir elementos que se conectam com a elaboração de um bom samba-enredo. 

“A cidade possui história, patrimônio e personagens, como o Arariboia que tem muita ligação com o mundo carnavalesco. Construir um enredo baseado na riqueza de elementos de Niterói é tudo para um carnavalesco. Precisamos de história e beleza, o que a cidade nos oferece em abundância”, elogiou a presidente.

A escola levará para a Intendente 750 componentes, um tripé e três carros alegóricos.  Além da rainha de bateria Camila Reis, a Arranco traz o destaque João Gomes, representando o índio Arariboia.

Ao longo do desfile, a agremiação conta a história da cidade, ressaltando sua forte economia e sua riqueza de atrativos turísticos. Para fechar a apresentação com chave de ouro, o último carro alegórico relembrará o primeiro carnaval de Niterói, ainda nos anos 20. Na época, o cantor e compositor niteroiense Ismael Silva tinha forte presença no município, fundando a primeira escola de samba do Rio, a Deixa Falar. Após ver os croquis da fantasias e carros alegóricos, o presidente da Neltur afirmou que vai avaliar a possibilidade de a Corte Momesca participar do desfile. 

“Niterói recebe com muito orgulho esta homenagem, principalmente pelo reconhecimento de sua história e sua administração. É uma homenagem muito bacana e nós a receberemos com muito carinho”, afirmou José Guilherme.

  • Tags: