Explosão de cores no carnaval da Rua da Conceição

O Flu na Folia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Explosão de cores no carnaval da Rua da Conceição

Foto: Lucas Benevides

Nesta segunda-feira (4), a Rua da Conceição, no Centro de Niterói, recebeu a primeira noite de desfiles das escolas de samba niteroienses. Ao todo, 13 agremiações passaram pela Passarela do Samba de Niterói agitando o grande público que compareceu em peso nas arquibancadas.

O prefeito em exercício de Niterói, Paulo Bagueira, marcou presença na folia. "O carnaval de Niterói vem crescendo a cada ano, assim como as agremiações. É uma festa em que a população se aproxima, participa mesmo", contou.

Bagueira anunciou que pretende criar uma comissão permanente de carnaval na cidade, para que seja traçada estratégias antecipadamente para os próximos eventos na cidade.

"Temos que começar a falar sobre o carnaval um mês após o término da folia. Não podemos começar a organizar a estrutura faltando dois meses para a festa. Até porque os blocos em Niterói começam duas semanas antes do carnaval e terminam duas semanas depois. Se formos avaliar, a folia na cidade dura mais de um mês. Após o Carnamar, no dia 17, faremos uma avaliação do que aconteceu neste ano e já começaremos a planejar o próximo. A comissão de carnaval permanente vai ajudar a realizarmos uma avaliação do cenário de hoje, do passado e do futuro", afirmou.

Para o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Luiz Fernandes Braga, vê como “um sucesso total” a folia na cidade.   

“A população abraça o carnaval da Rua da Conceição, a população vem para se divertir. Apostamos que será o melhor carnaval dos últimos tempos”, disse o presidente da Neltur.

Abrindo a noite de folia, as escolas do Grupo C - Independente do Boaçu, Galo de Ouro e Banda Batistão - lutaram com muito samba no pé para conquistar um espaço no Grupo B de 2020. A primeira desfilou sob um enredo que contava a história de Serginho Total, com o enredo “Serginho Total, o Chicote do Povo”. Em seguida, a Galo de Ouro apresentou o enredo “Uni Duni Tê, no Galo de Ouro a criança é você, e a Banda Batistão com “A Banda Batistão navega com alegria nos mares da pirataria”.  

Dando o pontapé inicial no desfile do Grupo B, a União da Engenhoca, campeã do Grupo C em 2018, começou a desfilar às 21h. A escola levantou o público e encantou as crianças das arquibancadas com o enredo “Isso, isso, isso! Foi sem querer querendo. A Engenhoca é a turma do Chaves na Avenida". A segunda a se apresentar foi a Grupo dos XV, com o enredo “Chica da Silva, de escrava a rainha, vem brilhar no carnaval”, logo após foi a vez da Amigos da Ciclovia, com o enredo “Como foi bom o tempo de infância, brincadeiras de criança”.

Treze escolas desfilaram na primeira noite de carnaval na Rua da Conceição

Foto: Lucas Benevides

A quarta a passar pela Passarela do Samba de Niterói foi a Unidos do Sacramento, que agitou os foliões com o enredo “Lapa, berço da malandragem e boemia carioca pede passagem”. Com o tema “Luiz Gama: O espártaco negro celebrando a liberdade na Conceição”, a Garra de Ouro homenageou o considerado o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil.

A sexta escola a desfilar foi a Paraíso da Bonfim, que mostrou ao público o enredo “Na história da capoeira, a Paraíso da Bonfim vai levantar poeira”.  Pouco antes de 1h, a Bem Amado agitou a arquibancada com o enredo “Orquestra da Grota, a música transformando vidas”. Os alunos do projeto “Orquestra de Cordas da Grota” marcaram presença no último carro alegórico.

A oitava escola da noite, a Cacique da São José, apresentou o enredo “Cacique da São José, se diverte nas brincadeiras de outrora”. A Mocidade Independente de Icaraí, a penúltima a desfilar, contou a história da jornalista Karla Barcellos - que mantém um projeto social que luta pelos direitos de pacientes portadores de lúpus - com o enredo “Minha Mocidade canta e se encanta com a guerreira Karla Barcellos”. E fechando a noite, a Balanço do Fonseca mostrou aos foliões que permaneciam na via, o enredo “Contos e histórias embaladas pelo balanço das ondas do mar”.

Estava prevista a presença da Acadêmicos do Cubango na primeira noite de desfile da Rua da Conceição, mas por problemas técnicos, a agremiação irá se apresentar nesta terça-feira (5), assim como a Acadêmicos da Viradouro.   

Segundo a Neltur, cerca de 4 mil pessoas, entre niteroienses e turistas, assistiram a passagem das escolas na primeira noite de desfile.

ESTRUTURA E ORDEM

Durante o carnaval, a Polícia Militar mantém um efetivo de cerca de 1000 homens atendendo Niterói e Maricá durante todos os dias de folia.

Um Posto Médico ficou posicionado na Rua Maestro Felício Toledo para atender qualquer emergência que surgisse.

Nesta segunda-feira, 164 agentes trabalharam distribuídos por todos os pontos da cidade para garantir a segurança. Para esta terça-feira, a previsão é de 182 agentes nas ruas de Niterói.

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) organizou um esquema especial para o Carnaval: foram escalados 500 garis para realizarem a limpeza logo após os desfiles e blocos. Além disso, foram disponibilizados 20 contêineres de 1200L e 50 de 240L nas ruas, um caminhão pipa com água de reuso, um equipamento compactador e outros materiais para o auxílio da remoção dos resíduos.