Folia do Viradouro é bicampeã do Carnaval de Niterói

O Flu na Folia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A galera da Folia do Viradouro fez a festa no Canto do Rio com a confirmação do bicampeonato da agremiação

André Redlich

A apuração das notas das escolas de samba em Niterói foi realizada nesta quinta-feira (11), no clube Canto do Rio, e começou às 16h. Foram julgados os três grupos – Especial de Enredo, Acesso e Principal – de escolas de samba que desfilaram na Rua da Conceição, entre domingo e terça-feira. As torcidas estavam animadas, levaram bandeiras e pompons para torcer por sua agremiação. A Folia do Viradouro levou o título da elite do samba niteroiense. Ela sagrou-se bicampeã com um enredo que falava sobre as comidas típicas das cinco regiões do Brasil.

No Grupo Especial de Enredo as escolas Garra de Ouro e Fora de Casa revezaram a liderança até o último quesito. Nesse clima de tensão, o Grêmio Recreativo e Cultural Garra de Ouro, do Largo da Batalha, ganhou o desfile de 2016 por um ponto de diferença, e garantiu a vaga no Grupo de Acesso. Em segundo lugar ficou a escola Fora de Casa, A Amigos da Ciclovia ficou com o terceiro lugar. Por causa de complicações e perda de carros alegóricos, nenhuma escola caiu neste desfile. 

“Estamos muito felizes. Em 2014 quase caímos, e agora ganhamos o título do Grupo de Enredo. Nossa dedicação nos trouxe aqui”,  disse Antonia Rodrigues, vice-presidente da Garra de Ouro. 

No Grupo de Acesso, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Combinados do Amor liderou toda a apuração e sagrou-se campeã. A escola do Caramujo não recebeu nenhuma penalidade durante o desfile. Um integrante da escola desmaiou durante a apuração, ele foi socorrido e passa bem. A Bafo de Tigre, do Morro do Estado, ficou em segundo lugar e a Experimenta da Ilha da Conceição chegou em terceiro. 

“Foi um carnaval difícil, muita dívida e pouco dinheiro, mas conseguimos. E isso é um prêmio por nossa luta, nosso esforço”, disse Carlos Xororó, presidente da agremiação. 

Mas nem tudo são flores, e duas escolas desceram: A Independente do Boaçu, de São Gonçalo e a União da Engenhoca. 

Pelo Grupo Principal, a Folia do Viradouro foi campeã, seguida pela escola de samba Sabiá, da Vila Ipiranga, e da Império de Arariboia, de São Lourenço. As agremiações Magnólia Brasil, do Fonseca, e Cacique São José, caíram para o Grupo de Acesso. 

O presidente da escola, Paulo Roberto Nascimento, atribuiu aos integrantes a vitória.

“Uma parte das alegorias e fantasias só ficou pronta em cima da hora. Os integrantes, todos nós, batalhamos muito por esse título. Eu acreditava na vitória e ela veio, é uma realização muito grande”. 

O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Niterói (UESBN), André Nogueira, falou sobre a importância do evento. 

“As escolas mereceram, fizeram um carnaval lindo. E isso é importante para eles e para a cidade de Niterói, a presença da Cubango e da Viradouro só abrilhantou isso”.