Os registros de ocorrência já contam com os cinco motivos presumidos: Intolerância Religiosa; Transfobia; Lesbofobia; Xenofobia; e Intolerância por Raça/Cor. A solicitação foi feita pela Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos à Polícia Civil. A tabela de motivos presumidos foi atualizada com os termos de Transfobia, Lesbofobia e Xenofobia. Intolerância Religiosa e Racial já existiam no sistema.
O objetivo do pedido de inclusão é ter um panorama mais exato dos casos de preconceitos como estes que acontecem no estado e buscar alternativas para o combate efetivo deste tipo de delito.
"A inclusão destas categorias deverá garantir a identificação das diferentes violações dos Direitos Humanos, além de favorecer a geração de números estatísticos para subsidiar a elaboração de políticas públicas. Desta forma, poderemos continuar a lutar contra crimes como estes no Rio de Janeiro", explicou o secretário de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes.
Além da inclusão dos novos campos, a Secretaria também solicitou uma sensibilização junto aos delegados e inspetores quanto à importância do preenchimento correto, que pode ajudar a desenhar e a combater o panorama da intolerância no Estado do Rio de Janeiro.
Estado aperta o cerco contra o preconceito
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura