Campanha segue firme nas ruas

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O candidato Felipe Peixoto (PSB) fez panfletagem em frente à estação das barcas

Foto: André Redlich / Divulgação

O prefeito Rodrigo Neves (PV), candidato à reeleição pela coligação Pra Seguir em Frente, participou nesta quinta-feira (20) do projeto Voto Consciente, no qual apresentou suas propostas para funcionários da Enel, holding de companhias que atuam nos mercados de geração, distribuição, conversão e transmissão de energia, entre elas, a Ampla. No encontro, Rodrigo falou sobre temas como segurança, mobilidade urbana, geração de empregos, educação e gestão fiscal.

À noite, ele participou de corpo a corpo no Fonseca e comício no Sapê. “Tenho orgulho de ser o prefeito que mais construiu escolas. Foram 20 novas unidades. Recentemente, uma matéria publicada pela revista Exame mostra que Niterói foi a cidade que mais investiu em educação entre 2013 e 2015. Tiramos do papel obras importantes como a TransOceânica e a duplicação da Benjamin Constant. Fizemos o Centro Integrado de Segurança Pública, com o monitoramento de câmeras na cidade e estamos implantando os portais de segurança nas entradas e saídas de Niterói”, enumerou.

Rodrigo Neves falou ainda sobre a modernização na gestão da Prefeitura, que permitiu conquistas como o prêmio Prefeito Empreendedor 2015/2016, concedido pelo Sebrae, e nota 10 no quesito Transparência na Administração Pública no ranking do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria-Geral da União (CGU).

Rodrigo Neves, assim como Felipe Peixoto, participou de sabatina com funcionários da Enel

Foto: Divulgação

?Além disso, a cidade passou da 43ª, em 2013, para a 2ª posição entre as cidades do estado no Índice Firjan de Boa Gestão Fiscal 2015, que analisa a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. “Depois de passar um ano arrumando a casa, fizemos muito nesses três anos e meio. Ainda temos muitos desafios pela frente. Reabrimos o Teatro Popular, que já recebeu 1,5 milhão de pessoas, trouxemos o Reserva Cultural e criamos a lei dos hotéis, onde conseguimos ampliar de 1,5 mil para 3 mil o número de leitos. Todas essas iniciativas ajudam a reter as pessoas na cidade e a movimentar a economia. Faremos uma Parceria Público Privada para a construção de um centro de convenções de médio porte na cúpula do Caminho Niemeyer e estamos desenvolvendo o projeto Península do Conhecimento, que tem parceria com a UFF e Ampla, e tem como uma das ações uma legislação mais atrativa para incubadoras de bases tecnológicas. Nosso próximo governo será ainda melhor. Niterói será a melhor cidade para viver não só no Estado como no Brasil”, afirmou. 

A agenda desta quinta também foi cheia para o candidato a prefeito pelo PSB, Felipe Peixoto, que começou cedo com o reforço do partido em corpo a corpo em frente à estação das barcas, no Centro. A ação contou com a participação do presidente estadual e deputado federal Hugo Leal, do primeiro-secretário da Executiva Estadual, Joilson Cardoso; e do vice-­presidente de Relações Governamentais da legenda, Beto Albuquerque.  “Isso nos dá suporte e fortalece a campanha, principalmente pela experiência do Beto, que foi deputado, senador e vice na chapa da Marina Silva à Presidência nas últimas eleições”, disse Felipe.

Em seguida, ele participou da sabatina na Ampla, do Grupo Enel. “É muito importante que as pessoas tenham consciência de que só há mudança através do voto. Não é decidindo pelo voto branco ou nulo, ou mesmo se abstendo, que as coisas vão mudar”, declarou.

No fim da tarde, Felipe participou da comemoração dos 15 anos da Unilasalle, onde integrou a primeira turma de formandos do curso de Direito, seguindo depois para mais uma reunião com moradores e comerciantes da Região Oceânica, em Camboinhas. 

Disputa também chega aos tribunais 

O segundo turno das eleições municipais em Niterói entra na reta final com disputa, também, nos tribunais. Os candidatos Rodrigo Neves (PV) e Felipe Peixoto (PSB) vêm recorrendo à Justiça Eleitoral, com denúncias de propaganda irregular, divulgação de fatos inverídicos e pedidos de direitos de resposta. Nesta semana, a juíza eleitoral Nearis Carvalho Arce, da 113 Zona Eleitoral, determinou a retirada imediata de uma postagem no Facebook do candidato a prefeito de Niterói, Felipe Peixoto, considerando que ele ‘omitiu a parte que lhe era desfavorável’ na liminar que o proíbe de se referir ao prefeito Rodrigo Neves como ‘investigado’. Segundo a magistrada, a decisão judicial foi alvo de ‘uma montagem descabida, evidenciando inclusive má-fé’. Ela também determinou que Felipe Peixoto veicule o inteiro teor da decisão por 48 horas “junto aos mesmos meios utilizados para propagar a indevida propaganda”.

Em outra decisão, a justiça concedeu direito de resposta a Rodrigo Neves no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão devido à informação veiculada no programa de Felipe Peixoto de que não houve licitação para a construção da TransOceânica. O candidato também está impedido de fazer tal afirmação em seus carros de som, programa de TV, site e mídias sociais. Em outra decisão, o Tribunal Regional Eleitoral deferiu liminar impedindo Peixoto de veicular em seus carros de som mensagens com acusações contra Rodrigo Neves que, no último dia 18, protocolou no Ministério Público Federal uma notícia-crime contra Felipe Peixoto por calúnia, injúria, difamação e divulgação de fatos inverídicos.

Segundo os advogados de Rodrigo Neves, a ação junto ao Ministério Público Federal foi motivada a partir da divulgação, com panfleto e vídeo, na propaganda eleitoral do ex-secretário de Estado de Saúde, de fatos inverídicos, injuriosos, caluniosos e difamatórios, considerados capazes de exercer influência perante o eleitorado, denegrindo a imagem de Rodrigo Neves e atribuindo a ele, fatos que jamais ocorreram.   “Mais importante que a condenação em si é cessar esse tipo de campanha sórdida e suja, que só desvirtua o processo eleitoral e não traz nada de benéfico para a democracia”, ressaltou o advogado Luciano Alvarenga.

OUTRO LADO – A juíza eleitoral Nearis Carvalho Arce determinou nesta quinta a busca e apreensão de exemplares de jornal carioca que publicou reportagem referindo-se à “má-gestão” de Felipe Peixoto quando era secretário estadual de Saúde. Segundo denúncia do candidato do PSB, os exemplares estavam sendo distribuídos gratuitamente, supostamente por determinação do candidato Rodrigo Neves, configurando propaganda irregular.  A juíza determinou busca e apreensão do material junto aos comitês de campanha, bem como a notificação ao candidato do PV para que interrompam imediatamente a distribuição do referido material no prazo de 48 horas.