O professor José Augusto Abreu, filiado ao PPS, partido do prefeito José Luiz Nanci, é o novo secretário de Educação de São Gonçalo. Morador de Santa Catarina, é docente da rede estadual e municipal gonçalense, já tendo sido vereador, secretário municipal de Cultura, diretor de quatro escolas e coordenador da Diretoria Regional Metropolitana II, na Secretaria de Estado de Educação. Agora, terá pela frente a administração das 102 escolas e das 35 creches conveniadas do município.
O mais novo dirigente da Prefeitura de São Gonçalo chegou ao governo com um tom apaziguador.
“Farei uma gestão participativa, conciliadora e democrática. Certamente, o maior desafio será suprir a carência de professores da rede. Meu trabalho será dividido em cinco eixos: acesso e permanência de alunos; gestão participativa, onde a comunidade escolar é ouvida; planejamento e ação, determinando prioridades; e a educação a serviço da cidadania”, disse José Augusto Abreu.
Apesar dos problemas na relação com o Legislativo municipal enfrentados pelo ex-secretário Diego São Paio, Abreu acredita que não encontrará dificuldades para governar.
“Já tive experiência no Executivo e no Legislativo. Trabalharei de forma democrática, não acredito que existirá esse tipo de problema. A questão mais delicada mesmo é desenvolver um bom trabalho mesmo diante da crise financeira que o município atravessa”, assegurou.
Crítica - Após ter sido exonerado do cargo de secretário de Educação na última terça-feira, o ex-vereador Diego São Paio (Rede) utilizou suas redes sociais para expressar sua indignação com a sua saída do governo, determinada pelo prefeito José Luiz Nanci. De acordo com São Paio, sua exoneração reflete o “peso da honestidade na política”.
“A honestidade custa caro. Precisamos acabar com essa mentalidade de que São Gonçalo não vai mudar. São Gonçalo é a 16ª maior cidade do Brasil e pode sim ser diferente. Estou vivo, continuo de cabeça erguida e não me vendi a essa corja política que está aqui em São Gonçalo. Não vendo meus princípios e valores. Infelizmente, o prefeito não cumpriu o acordado”, disparou.
Diego São Paio já vinha sendo, desde o início de sua gestão, pressionado a deixar o cargo pela maioria dos vereadores gonçalenses, tanto da base de governo como da oposição. No entanto, ao anunciar sua saída, o ex-secretário municipal de Educação foi aplaudido de pé por dezenas de diretores de escolas gonçalenses, que elogiaram a sua atuação e lamentaram sua exoneração.