![]()
Após a vitória de domingo, José Luiz Nanci (ao centro) foi muito festejado pelas ruas de São Gonçalo
Foto: Marcelo Feitosa
O prefeito eleito de São Gonçalo, José Luiz Nanci (PPS), que foi escolhido no domingo, venceu a disputa com 53,63% dos votos válidos enquanto o candidato Dejorge Patrício (PRB) ficou com 46,37%. Diferente do primeiro turno, em que a diferença entre os candidatos foi de apenas 896 votos, dessa vez Nanci obteve mais de 30 mil votos em relação a seu opositor. O novo prefeito acompanhou a apuração, que durou pouco mais de duas horas, em seu comitê ao lado do seu vice, Ricardo Pericar (SDD), da família e amigos. Ao término do resultado, ele seguiu carregado por militantes pelas ruas do centro da cidade. Cerca de mil pessoas acompanharam a caminhada, que parou São Gonçalo.
No primeiro dia após a vitória, Nanci já começou a se movimentar para a escolha de seu secretariado. Por enquanto, o futuro chefe do executivo confirmou apenas dois nomes que já eram previstos para assumir a pasta da Educação, Diego São Paio (Rede) e Assistência Social, Marlos Costa (PSB). Ambos os escolhidos foram candidatos a prefeito no primeiro turno e apoiaram José Luiz Nanci no segundo turno.
Segundo o prefeito eleito, ele não vai usar as secretarias como moedas de troca.
“Estamos falando de pastas que compõem um governo e isso é muito sério. Não pode ser um escolha qualquer. Quero priorizar a indicação de pessoas que tenham conhecimento técnico para assumir tal cargo. Elas precisam reconhecer que este também será compromisso com o povo. Precisamos de secretários que tenham formação e experiência em gestão pública. Marlos Costa e Diego São Paio preenchem todos esses requisitos, por isso foram escolhidos”, explicou.
Na votação de domingo das 12 zonas eleitorais de São Gonçalo, Nanci venceu em oito delas. 68ª, 86ª, 87ª, 133ª, 134ª, 135ª e 137ª.
Seu maior número de votos, com 69,1% foi na 87ª, que compreende os bairros de Barro Vermelho, Engenho Pequeno, Lindo Parque, Nova Roma, Ponte Paraguai, Santa Catarina, Tenente Jardim, Venda da Cruz e Zé Garoto. Já nessa mesma zona, Dejorge Patrício (PRB) teve o menor desempenho com 30,9% dos votos. Consequentemente Nanci teve a menor votação, 37,3%, em que seu opositor obteve o maior resultado, 62,7%. Os votos foram da 36ª, que compreende os bairros de Boaçu, Brasilândia, Mutuá, Porto do Rosa. Dejorge venceu também na 69ª, 132ª e 136ª. Essa configuração demonstra que a maioria dos votos sai dos redutos políticos dos candidatos.
Nanci é médico do Estado e já teve cinco mandatos como vereador e dois mandatos como deputado estadual. Aprovou na Alerj mais de 100 projetos de lei.
Câmara – O prefeito eleito não deve encontrar resistência para governar São Gonçalo, se depender da configuração da bancada da Câmara dos Vereadores.
Dos 27 parlamentares que compõem a casa, 15 declararam apoio a Nanci. Do PSB, o atual presidente da casa, Diney Marins, e Natan. Toda a bancada do PMDB: Lecinho, Iza Deolinda, Misael e Thiago da Marmoraria e Eduardo Gordo. Bruno Porto, Eli da Rosabela e Ricardo Peon (PPS). José Carlos Vicente (PSL), Capitão Nelson (PTdoB), Fael (DEM), Getúlio Brito e Paulo César (PTN).
Trabalho antes mesmo da posse
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura