A guerra entre facções criminosas, após a fusão das antigas rivais Terceiro Comando Puro (TCP) e Amigos dos Amigos (ADA), voltou a aterrorizar a Vila Candoza, em São Gonçalo. Na madrugada desta terça-feira (11), traficantes do Comando Vermelho (CV) oriundos do Anaia tentaram retomar o controle dos pontos de venda de drogas das recém-aliadas, provocando intenso tiroteio que se estendeu por mais de duas horas, deixando aterrorizados os moradores da comunidade, que não conseguiram dormir ao som de rajadas de fuzis e explosões de granadas.
Também nesta terça, começou a ser divulgado pelas redes sociais um “funk proibidão” em que traficantes da recém-criada Terceiro Comando dos Amigos (TCA) exaltam a decapitação de um rival e o fato de terem expulso da região os traficantes do CV. Eles ainda mandam um aviso para o CV, dizendo que o Anaia e o Jardim Miriambi serão os próximos alvos de invasão.
O comandante do 7º BPM (São Gonçalo), coronel Ruy França, contou que a Polícia Militar foi acionada no início da madrugada por conta do tiroteio na Vila Candoza e que precisou utilizar o veículo blindado (caveirão) para dar apoio aos agentes que entraram na comunidade. Mas não chegou a haver troca de tiros entre policiais militares e traficantes de drogas. Não houve apreensões de drogas ou prisões.
Na manhã desta terça-feira, cerca de 30 PMs realizaram incursões nas comunidades do Anaia, da Dita, do Tronco, na Vila Candoza, na Alma e no Jardim Miriambi, à procura dos criminosos envolvidos na troca de tiros. Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso.
Segundo o coronel Ruy França, há uma semana o TCA invadiu a Vila Candoza e assumiu o controle da venda de drogas na região.
“Estamos monitorando e realizando incursões na Vila Candoza desde que a comunidade foi invadida por esta nova facção. Estamos analisando também os vídeos que circulam pelas redes sociais, que mostraram quando o pessoal do TCA invade a comunidade”, declarou. Em uma das imagens que circulam pela internet, traficantes do TCA aparecem torturando um rival, que é decapitado.
Funk exalta decapitação de rival em invasão
Traficantes da Vila Candoza divulgaram nesta terça-feira pelas redes sociais um funk em que reforçam a fusão entre as facções ADA (Amigos do Amigos) e TCP (Terceiro Comando Puro), formando a TCA (Terceiro Comando dos Amigos). No funk, a nova facção ainda se vangloria da decapitação de um rival do Comando Vermelho (CV), que foi decapitado na semana passada. Também mandam um recado para as comunidades do Anaia e do Miriambi, controladas pelo Comando Vermelho e apontadas como próximos alvos de invasões.
O funk começa com barulho de tiros e o anúncio de que “a Vila Candoza agora é TCA”, “que é para morador ficar tranquilo, que Jesus é o dono do lugar”. Em seguida, a letra diz que “o Vermelho correu e o terror é o TCA”. “É só fuzil de rajada”.
A música continua e entra uma voz dizendo que “se tiver alguém conhecido, eles vão pegar em casa”.
Em outro trecho do proibidão, a letra diz que a Tropa do Barriga matou um alemão e deixou decapitado, referindo-se ao rival do Comando Vermelho que foi morto durante a invasão à Vila Candoza, na semana passada. A letra ainda afirma: “Daqui não vamos sair, é a gente que tá”. E “Vamos pegar o Jogador e executar o Falcão”, referindo-se a dois traficantes do CV.
Falcão foi preso ano passado e era apontado pela polícia como líder do tráfico do Complexo do Anaia. Ele é acusado de liderar a guerra pelo controle da venda de drogas no Morro da Caixa D’água, no Vila Três, e no Jardim Miriambi, que deixou pelo menos seis mortos no ano passado.
O funk finaliza dizendo que “Agora é assim! Melhoria no Candoza. Candoza agora é TCA”.
Colaboração: Lislane Rotta