Trote lidera chamados via 190 no Rio

Por

A equipe da Central 190 superou a marca de 40,8 milhões de ligações atendidas desde 2012, sendo praticamente 30 milhões somente no período em que está no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), desde junho de 2013. Do total de ligações recebidas diariamente, aproximadamente 32% são trotes, 30% são pedidos de informação e 37% geram de fato ocorrências. 

Das ligações atendidas, 13% correspondem à perturbação de sossego. Segundo dados de 2017, a Zona Oeste é a área com maior número de chamados neste sentido. Os bairros com maior número de reclamações sobre barulho são Campo Grande, Realengo e Santa Cruz. Copacabana, na Zona Sul, aparece na quarta posição, e Jacarepaguá, em quinto. No ranking de demandas, agressão a mulheres aparece em segundo lugar. 

Além do serviço 190, o CICC concentra as chamadas de emergência dos serviços 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e 193 (Corpo de Bombeiros), o que permite uma integração entre os setores no caso de um incidente de maior abrangência. 

 A Central 190 tem 240 atendentes divididos em quatro turnos de seis horas, de acordo com o fluxograma de chamadas, que têm picos entre quinta e domingo. A equipe de atendimento conta com profissionais bilíngues, já que também são direcionadas para o 190 as ligações dos números de emergência internacional norte-americano (911) e europeu (112), realizadas no Rio de Janeiro. Os profissionais passam por treinamento constante e reciclagens periódicas para atender a população da Região Metropolitana. 
  

"Buscamos sempre aprimorar o atendimento dos profissionais da Central 190, pois este primeiro contato com o público é decisivo para direcionar as equipes policiais nas ruas e conseguir um melhor serviço para população, disse o subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves. 

Desde a criação do CICC, o tempo de despacho de viaturas para ocorrências policiais foi reduzido. Em 2013, o tempo médio era de 15 minutos. Hoje, a viatura é acionada para ocorrência com os agentes e meios necessários em quatro minutos. Resultado que se reflete no retorno dos usuários. Por mês, a Central 190 recebe, em média, 150 ligações com elogios. 
  

Aplicativo - Lançado no segundo semestre de 2016, o aplicativo Emergência RJ é uma forma alternativa ao serviço. O projeto-piloto, que superou os 10 mil downloads, amplia o atendimento ao serviço 190, beneficiando moradores da Região Metropolitana. Tendência internacional, o aplicativo permite fazer denúncia de forma confiável e gratuita.

  • Tags: