![]()
O prefeito Rodrigo Neves, candidato à reeleição, e seu adversário, Felipe Peixoto, apresentaram suas propostas para Niterói
Foto: Reprodução/Facebook
Os candidatos à Prefeitura de Niterói participaram na tarde desta quarta-feira (19) de debate promovido e transmitido ao vivo pelo SBT Rio. O prefeito Rodrigo Neves (PV), que tenta a reeleição, e o ex-secretário de Saúde do Estado Felipe Peixoto (PSB) apresentaram suas propostas para a cidade. Rodrigo iniciou o debate perguntando ao candidato do PSB sobre suas propostas para a educação. Felipe afirmou que pretende ampliar o horário de funcionamento das escolas e creches, permitindo que os alunos – que atualmente têm aulas até às 17h – complementem o horário com reforço escolar e atividades esportivas e culturais até as 19h.
Na réplica, Rodrigo destacou que, segundo revista de circulação nacional, foi o prefeito que mais ampliou os investimentos em educação em todo o país. Ele afirmou que irá implantar horário integral no ensino fundamental. Em seguida, Felipe perguntou quais medidas contra a corrupção Rodrigo pretende implantar na cidade. O prefeito lembrou que criou a Lei de Acesso à Informação no município e disse que todos os contratos, licitações e folhas de pagamento da prefeitura estão disponíveis no Portal de Transparência, que foi criado por ele. Rodrigo citou que, durante a sua gestão, Niterói alcançou o primeiro lugar no ranking de transparência de administração pública, segundo a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal.
Rodrigo questionou Felipe sobre suas propostas para mobilidade urbana. O candidato socialista afirmou que pretende concluir as obras da Transoceânica [iniciadas na gestão de Rodrigo] e ampliá-la até o Centro de Niterói. Na réplica, Rodrigo afirmou que o Túnel Charitas-Cafubá já estará disponível para a população em dezembro. No segundo bloco, os candidatos foram interrogados por jornalistas sobre como agirão, em conjunto com o Governo do Estado, a respeito da conexão de metrôs e barcas, sobre suas ligações com outros partidos políticos e questões sobre meio ambiente.
Rodrigo Neves disse que firmou um compromisso, em 2012, suspendendo os empreendimentos no Jardim Icaraí, lembrando que não houve nenhum licenciamento de empreendimento na região durante sua gestão. Rodrigo também disse que implantou o Plano Urbanístico de Pendotiba e o Niterói Mais Verde, preservando o meio ambiente, e que está finalizando o Plano Diretor. Felipe, por sua vez, disse que, quando foi vereador, aprovou mais de 114 leis, grande parte delas voltadas à preservação ambiental.
Os candidatos também foram questionados a respeito da segurança pública e do armamento da Guarda Municipal. Felipe se declarou contra o armamento da guarda, sob o argumento de que esta ainda não está preparada para tal função. O candidato disse ainda que a cidade necessita de um contingente maior de policiais militares. Rodrigo afirmou que Niterói sofre, nos últimos oito anos, com uma política de segurança muito equivocada implantada pelo Governo do Estado. Rodrigo falou que tem se esforçado para melhorar a segurança pública com a criação das Companhias Destacadas, da Delegacia de Homicídios, com a reabertura das cabines da PM e aumentando em duas vezes o efetivo da Guarda Municipal, além do Centro Integrado de Segurança Pública e o monitoramento da cidade por câmeras.
No último bloco, o tema central foi a saúde pública. Rodrigo Neves perguntou a Felipe quais medidas para melhorar a saúde pública irá tomar caso seja eleito, lembrando que cumpriu o compromisso assumido em 2012 de reabrir o Getulinho e que também implantou a Unidade de Urgência Mário Monteiro, além de retomar os investimentos do programa Médico de Família. Felipe respondeu dizendo que é necessário colocar para funcionar o que já existe e abastecer o programa Médico de Família com remédios e de forma adequada. Felipe também assumiu o compromisso de abrir o programa também aos sábados e ajudar na retomada das obras do Rio Imagem, criando um Centro de Especialidades Médicas.
Rodrigo replicou criticando a gestão de Felipe na Secretaria de Estado de Saúde. O candidato verde afirmou que Felipe, na época, aumentou os cargos comissionados, contratou organizações sociais sem licitação e deixou medicamentos estragarem. Na tréplica, Felipe afirmou que quando assumiu a secretaria de saúde, sofreu com uma falta de repasses por parte do governo de mais de R$ 1 bilhão de reais.
Nas considerações finais, Felipe Peixoto afirmou que em sua gestão transformará Niterói em uma cidade melhor e mais limpa, onde as pessoas possam andar nas ruas sem medo. O candidato afirmou que a cidade precisa de uma prefeitura comprometida no combate à corrupção e que ouça a sociedade. Em seu discurso final, Rodrigo Neves lembrou que, no primeiro turno, obteve 48% dos votos, vencendo em todas as classes sociais e todas as regiões da cidade. Rodrigo afirmou que essa confiança da população é resultado do trabalho sério que ele e seu vice, Axel Grael, fizeram e vão continuar fazendo por Niterói.
Candidatos voltam a se enfrentar
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura