![]()
Evento realizado pela manhã desta terça na sede da instituição contou com três blocos
Marcelo Feitosa
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL) promoveu nesta terça-feira (18) seu segundo encontro com candidatos às eleições deste ano. Na ocasião, seis candidatos ao cargo de deputado federal se reuniram com cerca de 40 lideranças empresariais do município para discutir propostas que, caso eleitos, tomarão para beneficiar o segmento do comércio e a economia local. Luiz Vieira, presidente da instituição, mediou três blocos que contaram com apresentação, respostas a perguntas de interesse e considerações finais.
Na abertura da sessão, Vieira afirmou, enquanto membro do setor empresarial, que entende que, se eleitos como deputados federais, os candidatos legislarão em âmbito nacional. O mediador, entretanto, afirmou que conta com um olhar diferenciado para a cidade de Niterói. “Nós sabemos da importância deste encontro. Estamos preocupados, entretanto, com o nosso município. Sabemos que as leis, caso eleitos, serão feitas em um âmbito maior que o local. Esperamos, justamente porque vocês são daqui, que tomem nosso comércio como parâmetro quando forem legislar”.
Os seis candidatos que compareceram ao encontro foram Jorge Rojas (Novo), Daniel Marques (PV), Carlos Jordy (PSL), Felício Laterça (PSL), Ivânia Martins (DEM) e Paulo Eduardo Gomes (PSOL). Os políticos, durante cerca de três de horas, discursaram sobre temas como incentivo ao comércio e economia locais, diminuição da carga tributária, incentivos por créditos e financiamentos, incentivos aos microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas, reforma trabalhista, déficit previdenciário, recuperação do setor naval do estado e incentivo ao segmento turístico de Niterói.
Na última sexta, 14 de setembro, a CDL Niterói já havia promovido um encontro dos mesmos moldes com os candidatos à Alerj. Nesta terça, assim como na primeira oportunidade, os participantes puderam assinar um termo de compromisso, produzido pela CDL Niterói, que reforçou o laço de representatividade dos políticos com os empresários niteroienses na Câmara Federal, caso eleitos. Jorge Rojas (Novo), Paulo Eduardo Gomes (PSOL) e Felício Laterça (PSL), entretanto, não assinaram o termo a fim de propor ajustes, em alguns pontos, para assinarem depois.
Balanço – Após os dois compromissos com candidatos, Luiz Vieira, presidente da CDL, considerou que os encontros foram proveitosos para todas as partes interessadas. “Foram dois dias muito produtivos porque neles o empresariado niteroiense pôde ouvir e conhecer os candidatos que se dispuseram a estudar as nossas principais pautas para a proposição de resoluções”, afirmou.
Para Luiz Vieira, a visibilidade gerada para o comércio foi um movimento novo para os candidatos, que geralmente propõem projetos para áreas como saúde, educação e segurança, mas não pensam na principal fonte de geração de empregos, que é o setor de comércio e serviços.
CDL: nova rodada de candidatos
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura